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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20233

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAUTERT, Síntria Labres-
dc.contributor.authorLEITE, Anna Barbara Barros-
dc.date.accessioned2017-08-03T18:54:38Z-
dc.date.available2017-08-03T18:54:38Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20233-
dc.description.abstractTomando por base as discussões da Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1983, 1988, 2011) este estudo se propôs a descrever e classificar resoluções e estratégias desenvolvidas por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II ao resolverem duas atividades (computacional e não-computacional) que envolviam situações-problema de proporção dupla e proporção múltipla em relações diretamente proporcionais. Para Gitirana, Magina, Spinillo e Campos (2014), estas situações envolvem relações proporcionais entre, no mínimo, três pares de grandezas e apresentam características especificas em suas configurações: (i) nas situações de proporção dupla os conjuntos de grandezas estabelecem relações independentes entre si e (ii) nas situações de proporção múltipla os conjuntos de grandezas apresentam relações proporcionais conjugadas entre si. Participaram do estudo 90 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 11 a 15 anos, matriculados entres os 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade do Recife, igualmente divididos em três grupos de 30 participantes por ano investigado. Os participantes realizaram duas atividades em momentos distintos: (i) atividade computacional, realizada coletivamente e envolvia resolução de quatro situações-problema alternadas entre proporção dupla e proporção múltipla; (ii) atividade não computacional, realizada individualmente, na qual os participantes apresentavam estimativas para resolver duas situações- problema (uma de proporção dupla e uma proporção múltipla). Os resultados encontrados foram analisados quanto ao número de acertos e as estratégias elaboradas para realização das duas atividades. Quanto ao desempenho, na atividade computacional, observou-se que a média geral foi alta para todos os anos (1,58 para proporção dupla e 1,73 para proporção múltipla) e não foi encontrada diferença significativa entre o desempenho nos dois tipos de situação em todos os anos escolares (p= 0,90). O desempenho encontrado na atividade não computacional apresentou médias mais baixas (0,70 para proporção dupla e 0,74 para proporção múltipla) e não apresentou diferença significativa nas médias entre os anos investigados (p= 0, 483). Ao comparar as médias gerais nas duas atividades, observou-se diferença significativa para situação de proporção múltipla (p= 0,04) apontando maior grau de dificuldade na atividade não-computacional, possivelmente relacionada a manipulação errada dos conjuntos de grandezas ou por incompreensão das relações proporcionais neste tipo de situação. Quanto às estratégias elaboradas, tanto na atividade computacional quanto na atividade não-computacional, os dados apontam o uso massivo do operador escalar entre as grandezas nas situações de proporção dupla, já nassituações de proporção múltipla, identificou-se elevado índice de estratégia mista, que se refere ao uso de relação escalar e funcional entre os conjuntos de grandezas. Os resultados permitiriam chegar à algumas conclusões: (i) situações computacionais de proporção dupla e múltipla apresentam o mesmo grau de dificuldade independente do grau de escolaridade; (ii) a compreensão das relações na situação de proporção múltipla, sem o registro escrito, apresentou-se como mais difícil para amostra e (iii) existem estratégias especificas para resolução de cada tipo de situação de acordo com suas configurações proporcionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstruturas multiplicativas. Proporção dupla. Proporção múltipla.pt_BR
dc.subjectMultiplicative structures. Double proportion. Multiple ratio.pt_BR
dc.titleResolução de problemas de proporção dupla e múltipla: um olhar para as situações que envolvem grandezas diretamente proporcionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3586108128983277pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1825422952986771pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxBased on the discussions of the Theory of Conceptual Fields (Vergnaud, 1983, 1988, 2011) this study was to describe and classify resolutions and strategies developed by students of the final years of elementary school II to solve two activities (computational and noncomputational ) involving problem situations of double and multiple proportion ratio directly proportional relationships. To Gitirana, Magina, Spinillo and Campos (2014), these situations involve proportional relationships between at least three pairs of magnitudes and present specific features in their configurations: (i) in cases of double proportion the quantities of sets establish independent relations themselves and (ii) in situations of multiple proportions the quantities of conjugated sets have proportional relationships between them. The study included 90 students of both sexes, aged 11-15 years, enrolled entres the 7th, 8th and 9th grades of elementary school II of a public school in the city of Recife, equally divided into three groups of 30 participants per investigated year. Participants performed two activities at different times: (i) computer activity held collectively and involved four alternate resolution problem situations between double and multiple proportion ratio; (Ii) computer activity, carried out individually, in which participants presented estimates to solve two problem situations (a double ratio and a multiple ratio). The results were analyzed for the number of hits and the strategies developed to carry out the two activities. As for performance, the computational activity, it was observed that the overall average was high for all years (1.58 to 1.73 for double ratio and multiple proportion) and there was no significant difference between the performance of both types of situation in all school years (p = 0.90). The performance not found on computer activity showed lower average (0.70 to 0.74 for double ratio and multiple proportion) and no significant difference in mean between the investigated years (p = 0, 483). Comparing the overall averages in both activities, there was a significant difference for multiple ratio status (p = 0.04) indicating greater degree of difficulty in non-computational activity, possibly related to wrong manipulation of sets of quantities or misunderstanding of proportional relations in this type of situation. As to elaborate strategies, both in computational activity as the non-computational activity, the data point to the massive use of the operator climb between the quantities in situations of double proportion, as in situations of multiple proportion, we identified high mixed strategy index, As regards the use of scalar and functional relationship between sets of variables. The results allow to reach some conclusions: (i) computer cases of double and multiple proportion with the same degree of difficulty regardless of the level of education; (Ii) an understanding of the relationships in the multiple ratio situation without the written record, was presented as more difficult to sample and (iii) there are specific strategies for resolving each situation according to their proportional settings.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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