Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20187

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ivanor Velloso Meira-
dc.contributor.authorNUNES, Ana Luiza Teixeira de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-08-01T18:18:44Z-
dc.date.available2017-08-01T18:18:44Z-
dc.date.issued2007-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20187-
dc.description.abstractOBJETIVO: Investigar uma possível associação entre nível de escolaridade e o risco de Desenvolver a Demência de Alzheimer (DA) clinicamente diagnosticada. MÉTODOS: Estudo tipo caso-controle retrospectivo. Foram obtidos dados referentes a 53 pacientes idosos (acima de 60 anos), que preencheram critérios para a DA clinicamente diagnosticada de três ambulatórios do serviço de saúde pública: Núcleo de Apoio ao Idoso (NAI)-UFPE; Ambulatório de Neurologia Cognitiva do Comportamento (ANCC) e Centro de Referência de Atendimento à Saúde do Idoso (CRASI) do hospital Universitário Osvaldo Cruz – UPE. No grupo controle foram averiguados 55 idosos (acima de 60 anos), 40 destes alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade (UnATI)- UFPE; seis eram pacientes da policlínica Lessa de Andrade (SUS), e 9 eram pacientes dos Ambulatórios de Urologia e Oftalmologia do Hospital das Clínicas (HC) –UFPE. Os dados foram coletados através de um protocolo de pesquisa contendo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), Questionário Sócio – Clínico- Demográfico e o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). RESULTADOS: Os grupos sob estudo foram pareados por idade e gênero. Variáveis como religião, estado civil, fumo e histórico de traumatismo crânio-encefálico (TCE) não mostraram diferenças na distribuição entre os grupos. Diferenças significativas foram observadas entre os dois grupos com relação as variáveis Profissão (P= 0,043 e OR= 1,32 [0,95-5,76]) e Escolaridade (P= 0,001 e OR= 3,00 [1,67- 10,05]). CONCLUSÃO: Na amostra estudada a baixa escolaridade e Profissões com demandas físicas mostraram-se como fatores de risco associados ao desenvolvimento da demência de Alzheimer.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBaixa escolaridade. Alta Escolaridade. Fatores de Risco e Doença de Alzheimer.pt_BR
dc.subjectLow education. High education. Risk Factors and Alzheimer Disease.pt_BR
dc.titleNível de educação e sua relação com o desenvolvimento da demência de Alzheimerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3642640756534124pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9660384889263534pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxOBJECTIVE: Investigating a possible association between education level and the risk to clinically develop diagnosed Alzheimer Disease (AD). METHODS: retrospective control- case type study. Some data were collected referring to 53 aged patients (over 60), that fulfilled the criteria related to clinically diagnosed DA of three ambulatories of public health services: Nucleus of Supporting to the Aged (NAI_UFPE: Ambulatory of Behavior Cognitive Neurology (ANCC) and Attendance Reference Center to the aged health. (CRASH) of Hospital Universitário Oswaldo Cruz- UPE .In the control group 55 aged (over 60) were observed, 40 of them were from Universddade Aberta (Open University) and Third Age (Un ATI /UFPE; six of them were Lessa de Adrade polyclinic patients (SUS), and nine belonged to the Ambulatory of Urology And Ophthalmology of the Hospital das Clínicas (HC) – UFPE.The. Data were collected through research protocol including a Free and Clear Consent Term (TCLE). Socio-Clinic Demographic Questionnaire and the Mini-Exam of Mental State (MEEM).RESULTS: the groups submitted to study were classified according to age and gender. Variables such as religion, civil status, smoking, and history of brain-encephalon damage (TCE) do not featured differences in the distribution between the groups. However, relevantl differences were observed between the two groups in relation to the variables Profession (P= 0,043 and OR == 1,32 [0,95-5,76] and Education (P= 0,001 and OR= 3,00 [1,67- 10,05]. CONCLUSION: Considering the sample tat was studied the low education and Professions linked to physical demands were presented as risk factors associated with the development of Alzheimer Disease.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COLACAO - ANA LUISA.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons