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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20176

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSICSU, Abraham Benzaquen-
dc.contributor.authorGUSMÃO, Luiz Geraldo Rodrigues de-
dc.date.accessioned2017-08-01T14:04:24Z-
dc.date.available2017-08-01T14:04:24Z-
dc.date.issued2011-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20176-
dc.description.abstractA melhoria das atividades realizadas no interior das secretarias executivas da prefeitura de Arapiraca, e compartilhadas entre elas através da criação e implementação de uma rede de conhecimento que o dissemine e o compartilhe, levará a Prefeitura a obter um produto (serviço) de qualidade e custo baixo, promovendo o atendimento às demandas dos usuários, sejam eles os próprios servidores ou a comunidade em geral. Através deste trabalho, busca-se conhecer as práticas executadas na prefeitura, no que diz respeito à Gestão do Conhecimento, e propor através desta pesquisa, recomendações para a criação e implementação de uma rede de conhecimento, para isso nos fundamentamos na literatura especializada trazendo conceitos aplicados tanto ao mundo das organizações públicas como privadas. Isto nos permitiu promover as comparações em nível mundial das dificuldades e facilidades que as culturas promovem para a implantação de programas de Gestão do Conhecimento. Buscamos em teóricos de renome, modelos de Gestão do Conhecimento que pudessem agregar a análise. Também encontramos experiências exitosas, implantadas no serviço público brasileiro em empresas como a EMBRAPA, SERPRO e PETROBRAS, evidenciando o envolvimento total de seus gestores para que o programa fosse implantado e absorvido por todo o seu quadro funcional, como também metodologias para a manutenção de seus talentos na instituição de forma motivada e comprometida. Destaque-se uma que possui identificação com o locus de nossa pesquisa, reconhecida nacionalmente como modelo de sucesso, a gestão do conhecimento na prefeitura da cidade de Curitiba é o nosso modelo de avaliação. Encontramos nos servidores efetivos e nos secretários executivos da prefeitura outra fonte de evidência da necessidade de um programa de Gestão do Conhecimento e sua disposição para colaborar sua implantação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedept_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectDisseminaçãopt_BR
dc.titleA teia: gestão do conhecimento na prefeitura de Arapiracapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2072872751966789pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8106734394937176pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe improvement of activities performed inside the executive departments of the prefecture of Arapiraca, and shared between them through the creation and implementation of a knowledge network that disseminates and shares it, will lead the prefecture to obtain a product (service) with low quality and cost promoting the service to the users' demands, whether the servers themselves or the community at large. We tried through this work to know the practices performed in the prefecture, with regard to Knowledge Management, and propose through this research recommendations for the creation and implementation of a knowledge network, to that we have fundamented it in the specialized literature by bringing concepts applied to both the world of public and private organizations, and allows us to promote worldwide comparisons of the difficulties and facilities that the cultures promote for the implementation of knowledge management programs. We looked for in renowned theoretical models of knowledge management that could be checked, we also seek successful experiences, implanted in the public service in Brazilian companies such as EMBRAPA, SERPRO and PETROBRAS, showing the total involvement of its managers for that the program could be implemented and absorbed by all its staff, as well as methodologies for maintenance of their talents in the institution motivated and committed. But not happy with these experiences, we searched for one which had identification with the locus of our research, nationally recognized as a model of success, knowledge management at the City of Curitiba is our assessment model. We find in the actual servers and executive secretaries of the prefecture another source of evidence of the need for a knowledge management program confirmation that they are willing to cooperate in its implementation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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