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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20168
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Luana Padilha da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:31:08Z | - |
dc.date.available | 2017-07-31T14:31:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20168 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetivou apreender o significado dos Círculos de Cultura para os atores sociais envolvidos na prática educativa com adolescentes escolares multiplicadores em saúdee constitui-se de cinco artigos científicos. A fim de analisar práticas educativas em saúde desenvolvidas com adolescentes escolares, a partir de evidências disponíveis na literatura atual, realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados PubMed, LILACS e ADOLEC, com inclusão de 6 estudos. Observou-se predomínio de intervenções educativas centradas no educador. Para apreensão do significado dos Círculos de Cultura, foram desenvolvidos quatro artigos originais do tipo descritivo-exploratório, ancorados na abordagem qualitativa, que tiveram como cenário duas escolas estaduais de Pernambuco. Os participantes foram adolescentes escolares que vivenciaram Círculos de Culturadesenvolvidos por um Projeto de Extensão do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, além de professores das escolas e graduandos de enfermagem da referida instituição que atuaram como facilitadores desses Círculos de Cultura em 2013 e 2014. Para a obtenção de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e o registro em diário de campo. Os dados foram produzidos pelo método do discurso do sujeito coletivo, técnica auxiliada pela utilização do software Qualiquantisoft. Observou-se que os Círculos de Cultura proporcionaram aos graduandos de enfermagem uma experiência inovadora de educação em saúde numa relação horizontal, compromissada com as potencialidades do educando e que faz a diferença na formação profissional. A experiência despertou criticidade, revelando a necessidade de repensar a formação do enfermeiro nas ações de educação em saúde. Para os professores, os Círculos de Cultura constituem uma tecnologia educativa que coloca o adolescente como protagonista na construção do conhecimento, proporcionando autoestima e contribuindo no rendimento escolar. Pelas suas impressões em relação aos Círculos, os professoresrevisitaram suas práticas educacionais, refletindo sobre as dificuldades que enfrentam cotidianamente. Para os adolescentes escolares, os Círculos de Cultura colocaram-nos na condição de protagonistas, o que estimulou o interesse em aprender e o desenvolvimento de criticidadefrente a abordagem de ensino bancário em sala de aula. A vivência provocou mudanças de postura nas disciplinas curriculares e vida pessoal, em família e na comunidade, fazendo com que eles quisessem multiplicar os saberes apreendidos.Conclui-se que os Círculos de Cultura tiveram significado fundamental para os atores sociais por proporcionarem uma experiência que valoriza conhecimentos prévios e envolvimento de todos nas discussões coletivas, baseadas em reflexões críticas pela problematização da realidade, configurando-se numa importante ferramenta na prática de uma educação em saúde humanizada, política e libertadora. Para a Enfermagem, os Círculos de Cultura surgem como estratégia de promoção da saúde por permitirem o desenvolvimento de espaços emancipatórios de cuidado, o que contribui para uma formação e atuação profissional comprometidas com as ideias de horizontalidade das relações e possibilidades de transformação do contexto de vida das pessoas. Sugere-se o desenvolvimento de novas pesquisas com metodologias participativas e emancipatórias onde o educador incite a curiosidade e inquietude dos adolescentes, para que esses se percebam como seres pensantese críticos, aptos a intervirem na realidade, alicerçados no compromisso com seu papel político e social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde Escolar | pt_BR |
dc.subject | Adolescent | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.subject | School Health | pt_BR |
dc.subject | Promotion | pt_BR |
dc.title | Significado dos círculos de cultura para os atores sociais envolvidos na prática educativa com adolescentes escolares multiplicadores em saúde | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUEDES, Tatiane Gomes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4844900203755742 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8814068290329233 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research was to learn the meaning of Cultural Circles for the social actors that are part of the educational practice of health disseminators school teenagers. This work consists of five scientific articles. In order to analyze the health educational practices carried out with school teenagers based on available scientific evidence, an integrative review was done in the PubMed, LILACS and ADOLEC databases, which included 32 studies. Educator-centered interventions were predominant. The other publications were descriptive exploratory original articles, based on qualitative approach, whose scenarios were two public schools of Pernambuco state. The participants were school teenagers who experienced the Cultural Circles carried out by teachers from those schools and students from an Extension Program of the Nursing Department, Federal University of Pernambuco, who acted as facilitators for those Circles in 2013 and 2014. It was verified that the Cultural Circles provided the nursery undergraduates with an innovative health education experience, committed to the teenagers’ potentialities and capable of making a difference to the undergraduates’ formation. This experience stimulated the undergraduates’ sense of judgment, revealing the need for rethinking the Nursing’s formation for working with healthcare education. As for the professors, the Cultural Circles are seen as an education technology that puts the adolescent as the protagonist in the development of knowledge, increasing self-esteem and school productivity. In addition, the professors were able to review their educational practices, reflecting about the difficulties they face daily. For the school teenagers, the Cultural Circles put them on a leadership condition, what encouraged them to learn and assume a critical position when facing the reality of the classroom, which is still based on an imposing model of education. This experience caused changes in curricular disciplines and in the teenagers’ family and community living, making them eager to multiply what they have learned. In conclusion, the Cultural Circles were significant for the social actors involved, as it provided an experience that valued previous knowledge and involvement in all of the collective discussions, based on critical reflection about their reality, serving as an important tool for the practice of a human, political and liberating healthcare education. For the Nursing degree, the Cultural Circles emerge as a strategy of health promotion, as they allow the development of caring spaces with freedom, which contribute to a professional formation committed to ideas of relationships based on equality and to transforming people’s lives. It is therefore suggested that new research with participative and liberating methodologies are carried out, in which the educator could bring about the teenagers’ curiosity and eagerness, for them to understand themselves as thinking and critical beings, able to intervene in reality, with social and political commitment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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