Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19466
Title: Saberes docentes e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no curso de licenciatura em música da UFPE
Authors: BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca
Keywords: formação de professores de música;TDIC;saberes docentes;music teacher trainnis;DICT;knowledge base
Issue Date: 21-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo compreender como os saberes relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são construídos pelos professores da licenciatura em música da UFPE. Os objetivos específicos foram identificar quais são os saberes mobilizados pelos professores do curso de Licenciatura em Música da UFPE quando utilizam as TDIC em sua prática pedagógica; identificar nos documentos norteadores da prática pedagógica (projeto pedagógico de curso; programas de disciplina) a presença das TDIC e analisar as concepções dos professores quanto à importância das TDIC na formação docente em Música. O percurso metodológico para atingir esses objetivos incluiu a definição do curso de Licenciatura em Música da UFPE como campo de pesquisa e o Estudo de Casos Múltiplos, com abordagem qualitativa, como estratégia de pesquisa utilizada. Os participantes da pesquisa foram 3 professores integrantes do corpo docente do referido curso, indicados pelos licenciandos como referência na utilização das TDIC em sua prática docente. Esses professores aceitaram participar voluntariamente da pesquisa, sendo denominados Professor A, Professor B e Professor C. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e análise documental dos programas de disciplina ministradas pelos Professores participantes da pesquisa e dos Projetos Pedagógicos do Curso (Perfil 8804-1 e Perfil 8805). O tratamento desses dados foi feito por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Pudemos concluir que os saberes docentes relacionados às TDIC, no contexto da licenciatura em Música da UFPE, são construídos por professores Imigrantes Digitais, o que propicia uma visão e prática instrumentalista da tecnologia sem, no entanto, deixar de reconhecer a importância destas dentro do processo de formação inicial docente em música. Esta visão acaba por não permitir o entendimento da tecnologia como conhecimento específico da música. Os saberes construídos, em sua maioria, podem ser considerados experienciais e são resultado da formação inicial dos docentes, das demandas do corpo discente, que é constituído por nativos digitais, e da documentação que fundamenta suas práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19466
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoMatheusBarrosVersaoFinal.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons