Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19421

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Antonio Torres-
dc.contributor.authorGENÚ, Luiz Felipe Batista-
dc.date.accessioned2017-07-07T14:22:30Z-
dc.date.available2017-07-07T14:22:30Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19421-
dc.description.abstractTomando como ponto de partida a ideia de que a cultura e a política estão ligadas de muitas maneiras, o presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre o teatro e a política em Pernambuco, durante o primeiro quatriênio da década de 1960. Para isto, selecionamos como referencial de pesquisa a trajetória do Teatro de Cultura Popular (TCP). Grupo teatral pertencente ao Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP), o TCP estava ligado às forças progressistas e de esquerda que apoiaram as gestões de Miguel Arraes como prefeito do Recife (1960-1962) e, em seguida, como governador de Pernambuco (1963-1964). Iniciamos nossa narrativa pelo mapeamento das articulações entre intelectuais e artistas locais com as referidas forças políticas – aliança que proporcionou a existência do MCP/TCP. Em seguida, baseados nas reflexões do sociólogo Pierre Bourdieu, nos voltamos para os efeitos sobre o campo teatral do Recife da fundação do Teatro de Cultura Popular e de sua prática teatral, que se propunha a explorar manifestações culturais populares e a tratar de temáticas como o latifúndio, a exploração sofrida pelo camponês e pelo operário e o analfabetismo. Por fim, investigamos as construções de sentido urdidas em torno do TCP tendo como base a sua recepção por membros do campo teatral, da imprensa, de órgãos de segurança pública locais e por funcionários dos Estados Unidos da América. Igualmente, procuramos esclarecer as implicações relacionadas ao golpe civil-militar de 1964 para os membros do Teatro de Cultura Popular.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPopularpt_BR
dc.subjectTeatro de Cultura Popularpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectPopularpt_BR
dc.subjectTeatro de Cultura Popularpt_BR
dc.titleO Teatro de Cultura Popular em três atos: articulações entre o teatro e a política em Pernambuco (1960-1964)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4690705336909670pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxTaking as its starting point the idea that culture and politics are linked in many ways, this study aims to investigate the relationship between theater and politics in Pernambuco during the first four years of the 1960s. Thus, we have selected as a benchmark for research the trajectory of the Teatro de Cultura Popular (TCP). A theater group that was part of the Movimento de Cultura Popular (MCP), the TCP was linked to the progressive and leftist forces that supported the administrations of Miguel Arraes as mayor of Recife (1960-1962) and then governor of Pernambuco (1963-1964). We begin our narrative by mapping the connections between intellectuals and local artists and those political forces - an alliance that led to the existence of the MCP/TCP. Then, based on the reflections of sociologist Pierre Bourdieu, we turn to the effects of the foundation of the TCP and its theatrical practice – which aimed to explore expressions of popular culture while also dealing with issues such as land ownership, exploitation of peasants and blue-collar workers, and illiteracy – over Recife’s theatrical field. Finally, we investigate the construction of meaning around the TCP by members of the theatrical field, the press, local public security departments, and officials of the United States. Also, we try to clarify the implications of the 1964 civil-military coup for members of the Teatro de Cultura Popular.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Teatro de Cultura Popular em três atos.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons