Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1939
Título: Uma metodologia para caracterização de tráfego de vídeo baseada nos modelos de primeira e segunda ordem
Autor(es): SALGUEIRO, Ricardo José Paiva de Britto
Palavras-chave: Redes;Sistemas distribuídos;Tráfego de redes;Vídeos;Modelos fractais;Markovianos;Geração de tráfego
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Paiva de Britto Salgueiro, Ricardo; Augusto Suruagy Monteiro, José. Uma metodologia para caracterização de tráfego de vídeo baseada nos modelos de primeira e segunda ordem. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Nesta tese, é proposta uma nova metodologia para a caracterização do tráfego de vídeo. Um conjunto de estados são definidos através de um algoritmo de classificação baseado nos momentos de primeira e segunda ordem das seqüências de vídeo codificado. Processos de modulação e de geração de séries temporais, que possuem estatísticas associadas aos estados, definidos pelo algoritmo de classificação proposto neste trabalho, originam uma série resultante com estatísticas equivalentes às da seqüência codificada. A Metodologia proposta se destaca das demais pela sua flexibilidade e adaptação às características do tráfego a ser modelado. O procedimento de classificação adotado determina estados com variabilidade suficientemente pequena, viabilizando o emprego de modelos tradicionais. A metodologia permite o uso de modelos tanto markovianos, como de diferenciação fracionária para a geração das séries características e modulação. A variabilidade inerente às fontes de vídeo pode ser absorvida na modelagem a partir de uma escolha apropriada dos processos envolvidos. Análises efetuadas através da geração de séries para fontes individuais de vídeo e para um agregado de fontes representativas mostraram a validade da metodologia proposta. As equivalências estatísticas foram ratificadas por meio da comparação dos histogramas e gráficos quantis-quantis. Medições, envolvendo a obtenção do erro médio absoluto percentual e o critério de informação de Akaike, demonstraram que os processos modulados originam melhores resultados. O efeito da multiplexação estatística em redes de computadores, em termos da taxa de perdas de bits, foi avaliado através de simulações tanto para tráfego proveniente de fontes individuais como para o agregado de fontes de tráfego. Os resultados obtidos revelaram que a metodologia pode ser utilizada como uma ferramenta eficiente para a caracterização do tráfego de vídeo e em estudos envolvendo alocação de recursos em redes, elaboração de regras para dimensionamento de buffers nos comutadores das redes, predições de degradação de QoS causadas por congestionamento e de mecanismos de controle de congestionamento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1939
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5007_1.pdf22,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.