Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19207

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogério-
dc.contributor.authorSOUTO, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:39:05Z-
dc.date.available2017-06-22T14:39:05Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19207-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva entender as dinâmicas da comunicação atual e como as grandes marcas estão se relacionando com o consumidor na contemporaneidade. Busca-se analisar as práticas que surgem no campo da comunicação a partir da intersecção entre publicidade, música e entretenimento. Procura-se compreender a experimentação do Branded Content, em que o engajamento afetivo do consumidor fomenta uma intensa relação emocional no universo simbólico criado pelas marcas. Neste trabalho, serão analisados os filmes publicitários musicais integrantes da campanha da marca de telefonia Vivo, observando como as músicas se materializam no videoclipe e como esses audiovisuais utilizam a retórica afetiva das canções para o posicionamento da marca. A partir da análise dos três vídeos: ―Eduardo e Mônica‖, ―Metamorfose Ambulante‖ e ―Exagerado‖, faremos um estudo observando as materialidades da música nesses filmes publicitários. Utilizando como trilha músicas de artistas já falecidos, que fizeram muito sucesso na cena musical brasileira nas décadas de 1970, 1980 e 1990, a campanha da Vivo deixa de ser um mero ―expositor‖ das benesses do produto anunciado para criar uma teia de consumo que situa a discussão em torno de uma memória afetiva dessas canções, e de como essas memórias são materializadas nesses filmes publicitários, atreladas a uma estética da canção. Utilizam-se, desta forma, pesquisas acerca da publicidade e do entretenimento a partir de autores como: Scott Donaton (2004), Henry Jenkins (2008) e Rogério Covaleski (2010, 2014); estudos sobre a relação entre cultura do consumo e a mídia por meio de Zygmunt Bauman (2001, 2008), Jean Baudrillard (2011), Everardo Rocha (2006), Karla Patriota (2008) e João Anzanello Carrascoza (2008); sobre música, gênero e audiovisual com Jeder Janotti Jr. (2003, 2004), Massimo Canevacci (2001), Thiago Soares (2011, 2013), Oliver Sacks (2011), David Hesmondhalgh (2013) e Zanna (2015).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectBranded Contentpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectEmotionpt_BR
dc.subjectEntertainmentpt_BR
dc.subjectBranded Contentpt_BR
dc.titleBranded content, música e emoção: análise dos videoclipes da marca vivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6465519446371407pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand the dynamics of the current communication and how the big brands are relating to the consumer nowadays. It analyzes the practices that arise in the communication field from the intersection of advertising, music and entertainment. Seeks to understand the trial of Branded Content where the consumer's emotional engagement fosters an intense emotional relationship in the symbolic universe created by the brands. In this work, the musical commercials members of Vivo‘s brand campaign will be analyzed, observing how the songs materialize in the video and how these audiovisual use the emotional rhetoric of songs for brand positioning. From the analysis of this three videos: ―Eduardo and Monica‖, ―Walking Metamorphosis‖ and ―Exaggerated‖, will do a study observing the materialities music in these commercials. Using as track songs of deceased artists, who enjoyed great success in the Brazilian music scene in the 70s, 80s and 90s, Vivo's campaign stops being a mere ―exhibitor‖ of the benefits of the advertised product to create a consumer web that situates discussion around an affective memory of these songs, and how these memories are materialized in these commercials, linked to an aesthetic of the song. Is used in this way, research on the advertising and entertainment from authors such as Scott Donaton (2004), Henry Jenkins (2008) and Rogério Covaleski (2010, 2014); studies on the relationship between consumer culture and media by Zygmunt Bauman (2008), Jean Baudrillard (2011), Everardo Rocha (2006), Karla Patriota (2008) and John Anzanello Carrascoza (2008); on music, gender and audiovisual with Jeder Janotti Jr. (2003, 2004), Massimo Canevacci (2001), Thiago Soares (2011, 2013), Oliver Sacks (2011) and Zanna (2015).pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Versão_Final_Dissert_JulianaSouto.pdf4,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons