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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18760

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Maria Virgínia-
dc.contributor.authorCOSTA, Ivandilson-
dc.date.accessioned2017-05-10T15:31:29Z-
dc.date.available2017-05-10T15:31:29Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18760-
dc.description.abstractA presente investigação focaliza o processo de reestruturação da ordem do discurso jornalístico, recontextualizada em função do caráter mercadológico do discurso publicitário. Parte-se do princípio de que domínios e instituições sociais, cujo propósito não seja produzir mercadorias no sentido econômico restrito de artigos para venda, vêm a ser organizados e definidos em termos de produção, distribuição e consumo de mercadorias. Tendo como teoria de base a Análise Crítica do Discurso, procuramos tratar de três gêneros do domínio midiático jornalístico para exame do processo de recontextualização pelo movimento colonizador da publicidade: a capa de revista semanal de informação, a primeira página de jornal diário e as escaladas de telejornal. O trabalho procura se ancorar em uma pesquisa qualitativa e interpretativista de caráter documental. O material delimitado para a abordagem consta de exemplares de cada um dos gêneros em estudo, coletados da revista Veja, do jornal Folha de S. Paulo e do programa televisivo Jornal Nacional. Foi considerado para coleta o período de 19 de agosto a 24 de outubro do ano civil de 2014. Foram tomados para a composição do corpus todos e somente os gêneros produzidos e veiculados em mídia específica no referente período. Destes exemplares, foi tomado um número de dez, reduzidos a cinco de cada, como representativos para fins de geração, tratamento, codificação e análise dos dados, perfazendo um total de 15 exemplares. Dada a natureza do corpus, especialmente quanto a seu caráter de constituição de aparato de multimodalidade, foram tomados procedimentos analíticos erigidos pela Gramática do Design Visual, em seus significados acionais representacional, interativo e composicional. Resultados da pesquisa apontaram para uma reestruturação premente do texto jornalístico a partir de elementos próprios do discurso promocional, especialmente quanto ao design visual, emprego de recursos diagramáticos, de fotojornalismo, manutenção de marca publicitária, valor de notícia e itens lexicais. Produtos jornalísticos, por conseguinte, são tomados como inseridos em uma lógica comercial, apresentando-se sob a forma de mercadoria, pela mitigação de fronteiras entre os domínios midiático e aquele ligado à promoção e consumo, o publicitário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise Crítica do Discursopt_BR
dc.subjectDiscurso da Mídiapt_BR
dc.subjectTexto jornalísticopt_BR
dc.subjectLinguagem publicitáriapt_BR
dc.subjectCritical Discourse Analysispt_BR
dc.subjectMedia discoursept_BR
dc.subjectJournalistic textpt_BR
dc.subjectLanguage of advertisingpt_BR
dc.subjectAnalyse Critique du Discourspt_BR
dc.subjectDiscours médiatiquept_BR
dc.subjectTexte journalistiquept_BR
dc.subjectLe langage publicitairept_BR
dc.titleAnálise do discurso da mídia: a reestruturação promocional do texto jornalísticopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9163309070257132pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6702400671945298pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe present research focuses on the process of restructuring the order of the journalistic discourse, taking into consideration the marketing character of advertising discourse. The starting point is that the principles of domain and social institutions whose purpose is not to produce goods in the strict economic sense of items for sale, are organized and defined in terms of production, distribution and consumption of goods. Based on the theoretical framework of Critical Discourse Analysis, we intend to address three genres of the order of the journalistic media discourse in order to exam the process of recontextualization by the settler movement of advertising: the weekly magazine cover information, daily newspapers front pages and television headlines. The work seeks to anchor in the qualitative research paradigm and of documentary nature. The data defined for the approach consists of copies of each gender in the study, collected from Veja magazine, Folha de S. Paulo daily news and Jornal Nacional TV show. The data collection period was considered from August 19th to October 24th of 2014. The research corpus taken into consideration were all compositions and only produced genres used on specific media in the related period. From these samples, were selected a number of ten, reduced to five of each, as representative for generation purposes, processing, coding and analysis of data, a total of 15 copies. Given the nature of the corpus, especially its character of multimodality apparatus constitution, analytical procedures were oriented by the Design Visual Grammar in their actional, representational, interactive and compositional meanings. The results pointed out to an urgent restructuring of the journalistic text from the own elements of promotional discourse, especially from the elements of the visual design, employment diagrammatic resources, photojournalism, advertising brand maintenance, news value and lexical items. Journalistic products, therefore, are taken as part of a business logic, presenting itself in the form of goods, by the mitigation boundaries between media domain and that related to the promotion and consumer advertising.pt_BR
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