Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18718

Compartilhe esta página

Título: Espiritualidade no ambiente de trabalho: um estudo de caso no Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco
Autor(es): MARANHÃO, Larissa Momm Machado
Palavras-chave: Gestão Hospitalar. Humanização da Saúde. Espiritualidade no Ambiente de Trabalho.; Hospital management. Humanization of Healthcare. Spirituality in the Workplace.
Data do documento: 21-Jul-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As possibilidades de significado de espiritualidade vêm ganhando expressão no ambiente de trabalho em resposta às inquietações dos funcionários que buscam equilíbrio e bem-estar no espaço laboral, essencialmente no ambiente hospitalar, de modo a atender as necessidades dos usuários, dos colaboradores, das comunidades, e, estrategicamente pode ser uma nova abordagem na estrutura organizacional, com o avanço na fronteira do conhecimento nesta área. A ênfase desta dissertação incide sobre a percepção dos gestores sobre a espiritualidade no ambiente de trabalho do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco (RHP). Os aspectos que motivaram a escolha do tema estão diretamente relacionados à carência de estudos no que se refere à Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT) e por possibilitar novos olhares dos gestores que poderão visualizar um rosto mais humano em suas funções. Assim, os construtos tomados como base desta dissertação foram a Gestão em Hospitais, a Espiritualidade no Ambiente de Trabalho, a Humanização no Ambiente Hospitalar e a Liderança Servidora. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, utilizando como estratégia o estudo de caso, do tipo exploratória. A coleta de dados foi realizada sob a forma de entrevista individual semiestruturada e os dados analisados de acordo com a Análise da Pragmática da Linguagem proposta por Mattos (2005). As observações foram efetivadas no ambiente do hospital e as entrevistas realizadas com 11 gestores do RHP. Os resultados mostraram que a maioria dos gestores percebe a espiritualidade no ambiente de trabalho, tal como foi proposta e, por estar vinculada ao contexto hospitalar, existe uma forte correlação com a prática da humanização na saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18718
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Larissa-versão final_31 agosto 2016.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons