Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18708
Título: Comparação entre o modelo mental de professor e o modelo conceitual de sistema de informação para apoio ao planejamento de aula
Autor(es): QUEIROZ, Herminig Everson Matos
Palavras-chave: Modelo mental. Modelo conceitual. Plano de aula. Planejamento de aulas. Sistemas de informações.; Mental model. Conceptual Model. Glide of class. Class planning. Information systems.
Data do documento: 11-Fev-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Na interação com o ambiente, com outras pessoas e artefatos tecnológicos, é comum as pessoas formarem internamente um modelo mental, de si mesmas e das coisas com as quais interagem. Esses modelos possuem um poder de explicação e de previsão para o entendimento dessas relações, as quais podem ser expressas, uma vez que são bastante consistentes com aquilo que ela aprende sobre os processos cognitivos. Portanto, não existe nenhum mal em repetir ou procurar entender de como os processos mentais e conceituais se apresentam para o ser humano, isto porque o escopo de implicações dessa visão é muito mais vasto do que se pode imaginar. O objetivo principal é de verificar a adequação do software inovaula.com como base de informação ao modelo mental dos professores do ensino superior em atividades de planejamento. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico com pesquisas em livros, artigos acadêmicos que versam sobre o tema. Posteriormente, para uma melhor compreensão do tema, foi realizada uma pesquisa de campo junto aos professores universitários com o propósito de oferecer maior relevância ao tema estudado. Os resultados mostram que o sistema inovaula.com ainda possui diversos problemas de usabilidade que dificultam o uso confortável por usuários professores. Ao mesmo tempo, foi possível identificar pontos de coincidência e de conflito do modelo conceitual do ambiente com o modelo mental da atividade de planejamento dos professores do ensino superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18708
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVERSON BIBLIOTECA.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons