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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18686
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Iva Carneiro Leão | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Cecília Augusta Figueiredo da | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-02T14:30:31Z | - |
dc.date.available | 2017-05-02T14:30:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18686 | - |
dc.description.abstract | A diversificação e o crescimento de atividades envolvidas no sistema portuário, devido ao crescimento econômico e à expansão do comércio exterior, determinam o aumento de geração de resíduos sólidos nestes ambientes, os quais necessitam de um manejo diferenciado por apresentarem riscos à saúde pública e ao equilíbrio do ecossistema local. Assim, a pesquisa apresenta como objetivo diagnosticar o gerenciamento dos resíduos sólidos em ambiente portuário considerando a atual Legislação Ambiental pertinente, a partir do estudo de caso do Porto do Recife, localizado às margens dos rios Capibaribe e Beberibe na parte centro-leste da capital de Pernambuco (PE). Como metodologia adotou-se a pesquisa exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva, por meio de pesquisa de campo. Como resultados apresentam-se as atividades envolvidas na geração de resíduos sólidos, os tipos de resíduos gerados, os procedimentos adotados no manejo destes resíduos e as dificuldades encontradas no gerenciamento de resíduos sólidos. O Porto do Recife caracteriza-se como um exportador de granéis sólidos e movimenta em média quase dois milhões de toneladas por ano. Uma vez que o Brasil possui os quadros institucional e regulatório complexos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em ambiente portuário, encontraram-se aspectos dessa estrutura regulatória que refletem negativamente na efetividade de tal gerenciamento. Concluiu-se que: (a) há necessidade de revisão/aprimoramento da Legislação; (b) há ausência/insuficiência de estruturas de gerenciamento de resíduos sólidos provenientes das atividades portuárias; e (c) há necessidade de capacitação dos recursos humanos. Entende-se, portanto, que a necessidade de alinhamento do quadro regulatório está diretamente relacionada ao alinhamento do quadro institucional associada a uma atualização e compatibilização dos conteúdos das diferentes normativas, o que aparece como oportunidade de criar uma nova (e única) regulamentação sobre o tema, que contemple os diversos aspectos da peculiaridade portuária e os diferentes olhares das Instituições envolvidas. Da mesma forma, é necessária às boas práticas do gerenciamento a capacitação dos recursos humanos e a modernização de equipamentos utilizados para garantir a eficiência das atividades portuárias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resíduos Sólidos | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Portuário | pt_BR |
dc.subject | Porto do Recife | pt_BR |
dc.subject | Solid Waste | pt_BR |
dc.subject | Management | pt_BR |
dc.subject | Port environment | pt_BR |
dc.subject | Port of Recife | pt_BR |
dc.title | Gerenciamento dos resíduos sólidos em Ambiente Portuário – Porto do Recife/PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2663968811253626 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6472062816736936 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | A diversificação e o crescimento de atividades envolvidas no sistema portuário, devido ao crescimento econômico e à expansão do comércio exterior, determinam o aumento de geração de resíduos sólidos nestes ambientes, os quais necessitam de um manejo diferenciado por apresentarem riscos à saúde pública e ao equilíbrio do ecossistema local. Assim, a pesquisa apresenta como objetivo diagnosticar o gerenciamento dos resíduos sólidos em ambiente portuário considerando a atual Legislação Ambiental pertinente, a partir do estudo de caso do Porto do Recife, localizado às margens dos rios Capibaribe e Beberibe na parte centro-leste da capital de Pernambuco (PE). Como metodologia adotou-se a pesquisa exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva, por meio de pesquisa de campo. Como resultados apresentam-se as atividades envolvidas na geração de resíduos sólidos, os tipos de resíduos gerados, os procedimentos adotados no manejo destes resíduos e as dificuldades encontradas no gerenciamento de resíduos sólidos. O Porto do Recife caracteriza-se como um exportador de granéis sólidos e movimenta em média quase dois milhões de toneladas por ano. Uma vez que o Brasil possui os quadros institucional e regulatório complexos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em ambiente portuário, encontraram-se aspectos dessa estrutura regulatória que refletem negativamente na efetividade de tal gerenciamento. Concluiu-se que: (a) há necessidade de revisão/aprimoramento da Legislação; (b) há ausência/insuficiência de estruturas de gerenciamento de resíduos sólidos provenientes das atividades portuárias; e (c) há necessidade de capacitação dos recursos humanos. Entende-se, portanto, que a necessidade de alinhamento do quadro regulatório está diretamente relacionada ao alinhamento do quadro institucional associada a uma atualização e compatibilização dos conteúdos das diferentes normativas, o que aparece como oportunidade de criar uma nova (e única) regulamentação sobre o tema, que contemple os diversos aspectos da peculiaridade portuária e os diferentes olhares das Instituições envolvidas. Da mesma forma, é necessária às boas práticas do gerenciamento a capacitação dos recursos humanos e a modernização de equipamentos utilizados para garantir a eficiência das atividades portuárias. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Cecília Rocha.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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