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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18604

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Mariana Batista da-
dc.contributor.authorVALÉRIO, Gracielle Ferreira-
dc.date.accessioned2017-04-20T12:19:30Z-
dc.date.available2017-04-20T12:19:30Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18604-
dc.description.abstractEste estudo trata da política de Educação Profissional tendo por objetivo avaliar a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC no período de 2012 - 2015, buscando descrever seus resultados. Para a consecução desse objetivo, o desenho de pesquisa adotado foi a estatística descritiva, auxiliada pelo uso de dados secundários coletados no Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal, principais ações e programas de responsabilidade do Ministério da Educação e através da análise de normas e documentação produzidas pelos gestores federais para implementação do Pronatec. Como unidade de análise, foram utilizadas as transferências do Programa de Educação Profissional e Tecnológica, entre 2012 e 2015 e as metas estabelecidas para alcance dos objetivos traçados no plano. Portanto, os principais resultados, indicam que de modo agregado a implementação do Pronatec no período entre 2012-2015 não se deu de maneira eficiente, no tocante a execução orçamentária e ao cumprimento das metas, tendo atingindo apenas algumas das previstas na lei de criação do programa. Contudo, se utilizarmos como referências as ações dos programas, podemos perceber que existem ilhas de efetividade. Ou seja, ações que de fato se mostraram capazes de ter um alto rendimento de transferência orçamentária, baseado no que estava previsto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleImplementação de políticas públicas : uma análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2012 - 2015pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6501962146478869pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5144800413272494pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis study deals with the vocational education policy with the objective of evaluating the implementation of the National Program for Access to Technical Education and Employment - PRONATEC in the 2012 period - 2015, seeking to describe its results. To achieve this objective, the research design used was the descriptive statistics, aided by the use of secondary data collected in the 2012-2015 Multi-Year Plan of the Federal Government, major actions and responsibility programs of the Ministry of Education and through the analysis of standards and documentation produced by federal managers to implement the Pronatec. As the unit of analysis, we used the transfers of the Professional Education Program and Technology between 2012 and 2015 and the targets set for achieving the goals set in the plan. Therefore, the main results indicate that aggregate implementation of Pronatec mode in the period 20122015 did not take place efficiently, with respect to budget execution and the fulfillment of goals, and reaching only some of the foreseen in the law program creation . However, if we use as reference the actions of programs, we realize that there are effective Islands. That is, the fact that actions have been shown to have a high performance transfer budget, based on what was provided.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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