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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18572

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJERÔNIMO, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorBARBOSA, Ana Maria da Silva-
dc.date.accessioned2017-04-18T14:45:19Z-
dc.date.available2017-04-18T14:45:19Z-
dc.date.issued2016-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18572-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo compreender com os procedimentos dos serviços de manutenção preventiva, executados por terceirizadas nas edificações da Universidade Federal de Pernambuco se adéquam à realidade da Instituição. Os objetivos específicos foram mapear as edificações beneficiadas com o serviço de manutenção preventiva, analisar o processo da contratação desse objeto, avaliar o contrato firmado e a atuação dos sujeitos da pesquisa, e examinar as práticas e rotinas adotadas pela UFPE na realização desse serviço. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em autores das áreas de Administração, Contratação Pública, Gestão de Facilidades e Manutenção de Imóveis que versam sobre gestão de serviços operacionais terceirizados. Foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco especificamente no âmbito de manutenção predial para verificação desses serviços no Campus Joaquim Amazonas em Recife – PE. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos, observação e aplicação de questionários com questões abertas. Foram realizadas observações nas instalações físicas de cinco centros acadêmicos e em um órgão suplementar. Os questionários foram aplicados aos Administradores de Edifícios, aos Técnicos em Edificações, ao gestor de contrato, aos fiscais de contrato e ao Representante de Empresa prestadora de serviço de manutenção predial, cujas respostas foram agrupadas nas categorias: avaliativas, conceituais, procedimentais e sugestivas. Tendo as respostas, sido registradas em planilha do Excel para melhor funcionalidade no processo da análise. Na análise os procedimentos foram a análise documental do contrato de prestação do serviço de manutenção predial no campus Recife, o inventário dos bens móveis, o relatório extraído do SIAFI constando a importância investida pela UFPE nesse tipo de serviço no ano de 2015 entre outros documentos, bem como a análise de conteúdo (BARDIN, 2009), que leva em conta o entendimento do que está por trás das palavras sobre as quais reflete. Os resultados, a inferência e a interpretação foram realizados com base nas autoridades teóricas que deram suporte ao estudo de caso. Os resultados viabilizaram a identificação de fragilidades na gestão do serviço de manutenção ao revelar insuficiência de manutenção preventiva e dos insumos necessários à realização do serviço, poucos tratos das instalações físicas dos seis imóveis escolhidos para a pesquisa, evidenciando uma inadequação entre o objeto contratado e o serviço realizado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmanutenção predialpt_BR
dc.subjectgestão de facilitiespt_BR
dc.subjectgestão de instalaçõespt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.subjectbuilding maintenancept_BR
dc.subjectfacilities managementpt_BR
dc.subjectfacilities installationspt_BR
dc.subjectinfrastructurept_BR
dc.titleA gestão de facilities como suporte à manutenção de imóveis na Universidade Federal de Pernambuco: uma abordagem sob a perspectiva de adequação ao usopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed at understanding the procedures of preventive maintenance services performed by subcontractors in buildings of the Federal University of Pernambuco fit the reality of the institution. The specific objectives were to map the buildings benefit from the preventive maintenance service, evaluate the building maintenance contract signed and the performance of the research subjects, analyze the process of hiring building maintenance and examine the practices and building maintenance routines. The theoretical framework is based on authors of Administration areas, Procurement, Facilities Management and Property Maintenance that deal with outsourced operational services management. We conducted a case study at the Federal University of Pernambuco, in the context of building maintenance for verification of these services on campus Joaquim Amazonas in Recife - PE .The data collection instruments were documents, observation and questionnaires with open questions. Another element was the observations in the physical facilities of five academic centers and an additional institute. Questionnaires were applied to buildings of Directors, the technicians Building, the contract manager, the contract Tax and Company representative the service provider, the answers were grouped into categories: evaluative, conceptual, procedural and suggestive, all recorded in excel sheet for better functionality in the process of analysis. The analysis procedures were documental analysis of the provision of this service agreement, the inventory of real estate, the extracted SIAFI report consisting the invested resource UFPE in building maintenance in 2015, among other documents, as well as the study of analysis content (Bardin , 2009) , which takes into account the understanding of what is behind the words on which it reflects. The results, inference and interpretation were carried out on the basis of theoretical authorities that supported the case study. The results showed weaknesses in the management of the maintenance service to prove insufficient preventive maintenance and supplies needed to complete the service, physical facilities poorly conserved of the six properties chosen for the research, showing a mismatch between the contracted object and service performed. The researcher concluded from these results to compare the responses of the questionnaires with the information in the analyzed documents and maintenance signlessness observed in the real estate selected for the research.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (2016-JULHO-05) - ANA MARIA DA SILVA BARBOSA.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
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