Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18551

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro
dc.contributor.authorROCHA, Laís Duarte Ferrari da
dc.date.accessioned2017-04-11T18:55:53Z
dc.date.available2017-04-11T18:55:53Z
dc.date.issued2016-05-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18551
dc.description.abstractEsse estudo pretendeu conhecer um pouco da realidade do desenvolvimento social infantil em um serviço CAPSi. Para tanto, esteve imerso nas discussões da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O campo escolhido foi o da infância, por isso a escolha do serviço CAPSi. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral analisar como os CAPSi colaboram com o desenvolvimento social da criança usuária; e como objetivos específicos: (i) traçar o perfil das crianças usuárias de um CAPSi, (ii) identificar quais os procedimentos realizados no contexto desse CAPSi e como eles permitem o desenvolvimento e empoderamento da criança usuária; (iii) analisar a concepção dos profissionais do CAPSi acerca da contribuição da sua prática profissional no desenvolvimento social dessas crianças nesse cenário. A visão de desenvolvimento utilizada foi a de L.S.Vigotski. Participaram da pesquisa 6 profissionais de um CAPSi do interior do Estado de Pernambuco e 16 crianças usuárias que fizeram parte de momentos videografados. A coleta de dados foi constituída de três etapas: (a) análise documental de documentos do serviço; (b) entrevista semi estruturada com profissionais do serviço; (c) videografia de alguns momentos que já existem no serviço com as crianças usuárias. A metodologia utilizada foi também fundamentada na Psicologia Sociohistórica. A análise das entrevistas foram realizadas com base no conceito de Núcleos de Significação, em que foram construídos detalhadamente todos os passos (pré-indicadores, indicadores) para construção dos Núcleos. Os momentos videografados foram também transcritos para posterior análise com enfoque no desenvolvimento social das crianças. Percebeu-se que esse serviço atende uma demanda diversa, com diferentes atividades realizadas. Os profissionais do serviço, apesar de enfrentarem várias dificuldades, conseguem de certo modo impactar no desenvolvimento social dessas crianças, além de promover o empoderamento. Linguagem, ZDP, Mediação e Funções Psicológicas superiores foram conceitos teóricometodológicos utilizadas para análise das videografias, evidenciando, em alguns momentos, a presença de alguns elementos constitutivos do desenvolvimento social das crianças usuárias nas atividades desenvolvidas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCAPSi. Infância. Desenvolvimento Social. Saúde Mental.pt_BR
dc.subjectCAPSi. Childhood. Social Development. Mental Health.pt_BR
dc.titleDesenvolvimento social na infância no contexto de um CAPSi do interior de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5181593948784327pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to know a little of the reality of child social development in a CAPSi service. Therefore, it was immersed in discussions of the Brazilian Psychiatric Reform. The chosen field was the childhood, and the choice of a CAPSi service. In this sense, the study aimed to analyze how CAPSi collaborate with the social development of the child user; and specific objectives: (i) profile the children a CAPSi users, (ii) identify the procedures performed in the context of this CAPSi and how they enable the development and empowerment of the user child; (Iii) analyze the design of CAPSi professionals about the contribution of their professional practice in the social development of children in this scenario. The used development vision was to L.S.Vigotski. The participants were 6 professionals a CAPSi in the state of Pernambuco and 16 children users who took part in videotaped moments. Data collection consisted of three stages: (a) documentary analysis of service documents; (B) semi-structured interview with professional service; (C) videography some moments that are already in service with the users kids. The methodology used was also based on the Socio Historical Psychology. Analysis of the interviews were based on the concept of Meaning Cores, it was built in detail all the steps (pre-indicators, indicators) for construction of the Core. The videotaped moments were also transcribed for further analysis focusing on social development of children. It was noticed that this service meets a different demand, with different activities. Professional service despite facing various difficulties can somehow impact on the social development of children, and promote empowerment. Language, ZPD, Psychological Mediation and higher functions were theoretical and methodological concepts used for analysis of videographies, showing, at times, the presence of some components of the social development of children using the developed activities.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laís Rocha.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons