Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18401

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARCUSHI, Elizabeth-
dc.contributor.authorLIMA, Gustavo Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-10T15:02:21Z-
dc.date.available2017-03-10T15:02:21Z-
dc.date.issued2016-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18401-
dc.description.abstractEsta tese inscreve-se num movimento recente de pesquisas em Linguística Aplicada que investigam o trabalho do professor no contexto educacional brasileiro. O objetivo foi o de investigar as ressignificações do professor de Língua Portuguesa no que concerne ao agir didático com gêneros textuais. Assumimos aqui a noção de agir didático elaborada por Silva (2013), a qual compreende a dimensão do agir docente em que ocorre o processo de decomposição do objeto de ensino, com vistas ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. O referencial teórico é composto pelo aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006 e 2008; MACHADO e BRONCKART, 2009), numa interface com os estudos oriundos da didática das línguas (SCHNEUWLY E DOLZ, 2004 e 2009; DOLZ, GAGNON E DECÂNDIO, 2009; SCHNEUWLY, 2009) e das disciplinas do trabalho (AMIGUES, 2004; CLOT, 2007; MACHADO, 2010 e BULEA, 2010). O corpus foi constituído por duas sequências de ensino com gêneros, além de entrevistas e textos produzidos por duas professoras de Língua Portuguesa em sessões de autoconfrontação simples e cruzada. Os resultados evidenciaram que as escolhas dos gêneros a serem levados para a sala de aula seguiam critérios que consideravam não só as prescrições oficiais, mas as necessidades de ensino e as possiblidades de regulação da aprendizagem. Em relação ao trabalho com gêneros nas aulas de língua materna, identificamos a ocorrência de algumas formas de planificação do agir didático nas práticas de ensino das duas professoras. Ao retomarem e comentarem sobre o seu agir didático com gêneros, observamos que o processo de ressignificação desse agir acontecia mediante um agir-implicado das professoras, em conjunção com as situações didáticas vivenciadas nas salas de aula, o que ficou evidente pelo uso constante do discurso interativo. Também verificamos a recorrência às figuras de ação ocorrência, ação canônica e ação experiência para evocar mundos discursivos que revelavam concepções e práticas já cristalizadas no agir didático das professoras no que concerne ao trabalho com gêneros. As análises apontaram ainda para uma nova categoria de interpretação do agir.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgir Didáticopt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectEnsino de Línguapt_BR
dc.subjectDidactic Actionpt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.subjectLanguage Teachingpt_BR
dc.titleO que eu ensino quando ensino gêneros?: um estudo sobre as ressignificações do agir didático do professor de língua portuguesapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5167740437126995pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0311564935545379pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis thesis fits within a recent movement of research work in Applied Linguistics which investigates teacher´s work in the Brazilian educational context. The aim consists in examining how teachers of Portuguese re-signify their didactic actions when working with textual genres. The notion of didactic action developed by Silva (2013) has been adopted in this work. This notion includes the dimension of teacher´s action where the process of decomposition of the teaching object takes place with a view of achieving the students´ cognitive development. The theoretical framework comprises the theoretical and methodological contribution of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006 and 2008; MACHADO and BRONCKART, 2009), in an interface with studies on didactics of languages (SCHNEUWLY and DOLZ, 2004 and 2009; DOLZ, GAGNON and DECÂNDIO, 2009; SCHNEUWLY, 2009) and the ones related to work (AMIGUES, 2004; CLOT, 2007; MACHADO, 2010 and BULEA, 2010). The corpus comprises two teaching sequences with genres, as well as interviews and texts produced by two teachers of Portuguese during simple and cross self-confrontation sessions. The results have revealed that the choices of the genres to be taught in the classroom were made in agreement with the criteria which take into account the official prescriptions, the teaching needs as well as the possibilities of learning regulation. In relation to the work with textual genres in first language classes, we have identified the occurrence of some forms of planning of the didactic action in the teaching practice of both teachers. When they revisited and commented upon their didactic action while teaching genres, we have observed that the re-signifying process occurred though the teachers´ implication-action together with the didactic situations experienced in the classrooms, which became clear through the constant use of interactive discourse. We have also observed the recurrence of action figures, namely: occurrence action, canonical action and experience action to recall discursive worlds which reveal crystallized conceptions and practices in the teachers´ didactic action in relation to the teaching of textual genres. The analyses have further indicated a new category for the interpretation of the didactic action.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_Gustavo Henrique da Silva Lima.pdf4,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons