Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18380

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Luciano Nadler-
dc.contributor.authorCAMPOS, Jansen Dodo da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-08T12:05:26Z-
dc.date.available2017-03-08T12:05:26Z-
dc.date.issued2016-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18380-
dc.description.abstractA evasão é um dos problemas recorrente no ensino superior e tem assumido grandes proporções nos cursos de graduação. Nesse sentido, este trabalho buscou indicar quais os fatores explicativos que levaram os alunos a desistir de um curso superior. Esta dissertação apresenta um estudo sobre a evasão e o tempo de permanência dos alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ingressaram no período de 2003 a 2014. Os dados foram coletados do sistema acadêmico SIG@ e eliminados as inconsistências. Inicialmente foi realizado um estudo sobre o perfil dos alunos (2003 a 2014) levando-se em conta as variáveis sexo, idade ao ingressar, forma de ingresso no Curso, situação do aluno no Curso e área de conhecimento. Quanto ao tempo de permanência, a análise foi realizada para os alunos evadidos do Curso (todos os alunos evadidos de curso foram também evadidos da instituição). Foram utilizadas técnicas de Análise de Sobrevivência, tais como o estimador de KaplanMeier, o teste logrank, modelos de regressão semi-paramétricos (modelo de Cox de riscos proporcionais) e análise de diagnóstico de modelos. Foram consideradas as variáveis: sexo, idade ao ingressar no Curso, forma de ingresso no Curso, Desempenho Acadêmico (Média das notas), percentual de reprovações em disciplina por nota e por falta, percentual de carga horária cursada, trancamento, turno, área de conhecimento. Para os alunos evadidos do Curso, os resultados são apresentados com base no estudo descritivo, bem como no modelo de regressão discreto de chances proporcionais. As informações obditas mostram que a taxa de evasão é diferente estatisticamente entre a forma de ingresso, sexo, idade ao ingresso, área de conhecimento e em relação ao tempo de permanência o modelo de Cox final apontou que o percentual de aprovação em disciplinas aumenta em 12 vezes a chance dos alunos evadirem e se o aluno for da área de ciências exatas e tecnologia aumenta em 1,3 vezes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAnálise de sobrevivênciapt_BR
dc.subjectTempo de Permanênciapt_BR
dc.subjectDropoutpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectSurvival analysispt_BR
dc.subjectPermanence Timept_BR
dc.titleFatores explicativos para a evasão no ensino superior através da análise de sobrevivência: o caso da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5071838919777750pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8358181161085539pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe Dropout is one of the recurring problems in higher education and has assumed large proportions in undergraduate courses. In this sense, this work sought to indicate what the explanatory factors that led students to drop out of College. This dissertation presents a study on avoidance and the length of stay of students on the course of the FEDERAL UNIVERSITY OF PERNAMBUCO (UFPE), which entered the period of 2003 to 2014. The data were collected from the academic system SIG@ and eliminated the inconsistencies. It was initially carried out a study on the profile of the students (2003 to 2014) taking into account the variables sex, age to join, form of entry into the Course, the student's situation into the course and knowledge area. As regards on-call time, the analysis was performed for students Course dropouts (all students of course were also dropouts (dropouts of the institution). We used survival analysis techniques, such as the Kaplan-Meier estimator, the logrank test, semi parametric regression models (Cox proportional hazards model) and diagnostic analysis of models. Were considered the variables: sex, age to join the Course, entering Coursework, academic performance (average notes), percentage of failures in discipline for note and lack, percentage of workload accomplished, locking shift, and area of knowledge. For students Course dropouts, the results are presented based on the descriptive study, as well as in the discrete regression model odds proportional. Obtained information show that the dropout rate is statistically different between the form of admission, sex, age at entry, and area of knowledge in relation to the duration of the Cox model end pointed out that the percentage of approval in subjects increases in 12 times the chance of students bypass and whether the student is in the area of exact sciences and technology increases by 1.3 times.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jansen Campos Biblioteca Central 05_10.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons