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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18164
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Maria Elisangela Alves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-20T13:11:33Z | - |
dc.date.available | 2017-01-20T13:11:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-22 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, M. E. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18164 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho está entre os que tratam de observar e discutir coletivamente a realidade da Educação Física na escola pública e a partir daí intervir para transformá-la no que tange à realização de pesquisa sobre a ação docente e o trato com conhecimento nas aulas. O envolvimento no cotidiano escolar, simultâneo a teorização e reflexão das vivências, o confronto com referências da literatura especializada e o pesquisar sobre temas relevantes da realidade escolar e da Educação Física, possibilitam uma Formação Acadêmico/Profissional consistente do ponto de vista científico, técnico, pedagógico e ético. Ademais, tende a qualificar a ação docente e aprofundar a reflexão sobre o conhecimento tratado. Contudo, pouco se pesquisa na escola. O questionamento é como a partir de uma intervenção de pesquisa-ação na Educação Física Escolar possibilita maior compreensão da realidade escolar, qualifica a ação docente e garante aprofundamento dos saberes/conhecimentos. Pesquisa-ação trata-se de uma pesquisa qualitativa onde é tomada como ponto de partida uma situação problema, onde o pesquisador delimitará seu campo de atuação e no final poderá resultar na transformação da realidade. Esse tipo de pesquisa é mediada por dados concretos do cotidiano dos participantes, em que ambas as partes - pesquisador e participante - se envolvem durante todo o trabalho, diferentemente de outras pesquisas ditas normalizadas, onde possuem um único objetivo que é de coletar dados e não ofertam um retorno a sociedade. A pesquisa-ação é realizada em três etapas: observação participante, planejamento participativo e intervenção crítica. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de Pesquisa-ação na Educação Física na escola pública. Foi realizada no ano de 2014, por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), intervenções pedagógicas nas aulas de Educação Física, na qual foi utilizada a Pesquisa-ação como pressuposto metodológico, seguindo os passos citados anteriormente. Essa ação aconteceu numa escola da Rede Pública Estadual de Ensino do município da Vitória de Santo Antão–PE. A partir da Pesquisa-ação foi possível reconhecer a realidade escolar bem como foi alterado o quadro no que concerne à ausência de aulas de Educação Física no chão da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES (PIBID) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física para Crianças | pt_BR |
dc.title | Intervenção educativa em uma escola pública do município de Vitória de Antao Antão/PE: uma experiência de pesquisa-ação em educação física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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