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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18164

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Maria Elisangela Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2017-01-20T13:11:33Z-
dc.date.available2017-01-20T13:11:33Z-
dc.date.issued2016-07-22pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, M. E. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18164-
dc.description.abstractO presente trabalho está entre os que tratam de observar e discutir coletivamente a realidade da Educação Física na escola pública e a partir daí intervir para transformá-la no que tange à realização de pesquisa sobre a ação docente e o trato com conhecimento nas aulas. O envolvimento no cotidiano escolar, simultâneo a teorização e reflexão das vivências, o confronto com referências da literatura especializada e o pesquisar sobre temas relevantes da realidade escolar e da Educação Física, possibilitam uma Formação Acadêmico/Profissional consistente do ponto de vista científico, técnico, pedagógico e ético. Ademais, tende a qualificar a ação docente e aprofundar a reflexão sobre o conhecimento tratado. Contudo, pouco se pesquisa na escola. O questionamento é como a partir de uma intervenção de pesquisa-ação na Educação Física Escolar possibilita maior compreensão da realidade escolar, qualifica a ação docente e garante aprofundamento dos saberes/conhecimentos. Pesquisa-ação trata-se de uma pesquisa qualitativa onde é tomada como ponto de partida uma situação problema, onde o pesquisador delimitará seu campo de atuação e no final poderá resultar na transformação da realidade. Esse tipo de pesquisa é mediada por dados concretos do cotidiano dos participantes, em que ambas as partes - pesquisador e participante - se envolvem durante todo o trabalho, diferentemente de outras pesquisas ditas normalizadas, onde possuem um único objetivo que é de coletar dados e não ofertam um retorno a sociedade. A pesquisa-ação é realizada em três etapas: observação participante, planejamento participativo e intervenção crítica. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência de Pesquisa-ação na Educação Física na escola pública. Foi realizada no ano de 2014, por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), intervenções pedagógicas nas aulas de Educação Física, na qual foi utilizada a Pesquisa-ação como pressuposto metodológico, seguindo os passos citados anteriormente. Essa ação aconteceu numa escola da Rede Pública Estadual de Ensino do município da Vitória de Santo Antão–PE. A partir da Pesquisa-ação foi possível reconhecer a realidade escolar bem como foi alterado o quadro no que concerne à ausência de aulas de Educação Física no chão da escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES (PIBID)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Física para Criançaspt_BR
dc.titleIntervenção educativa em uma escola pública do município de Vitória de Antao Antão/PE: uma experiência de pesquisa-ação em educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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