Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18104
Título: Espoliação de Desmodus rotundus (E. GEOFFROY, 1810) (Chiroptera: Phyllostomidae) em animais no zoológico do Parque Dois Irmãos, Recife
Autor(es): FREITAS, Robson Gomes
Palavras-chave: Atividade; controle; Desmodontinae; Epidemiologia; Morcegos
Data do documento: 12-Nov-2013
Resumo: Entre os hematófagos, Desmodus rotundus, é o que apresenta a mais ampla distribuição ocorrendo em todas as regiões do Brasil, principalmente em áreas com grande aumento na criação de gado, ondea sua presença em áreas urbanas representa um maior risco na transmissão do vírus rábico para mamíferos de pequeno a grande porte ou diretamente ao homem. A espoliação em animais de zoológicos toma uma proporção mais alarmante, pois apresentam elevados riscos de contraírem a doença, principalmente quando se encontram em áreas de risco. A partir destes problemas foi proposto o levantamento e acompanhamento da atividade de morcegos hematófagos, a fim de minimizar a espoliação a aves e mamíferos do plantel, bem como diminuir a população de D. rotundus na área em estudo e propor medidas de manejo ambiental nos recintos dos animais do zoológico. Foram capturados seis D. rotundus, havendo registro de 27 eventos de espoliações em cinco espécies do plantel: quatro mamíferos (Cervo nobre, Cervo sambar, Hipopótamo e Camelo) e uma ave (Avestruz). Após as medidas de controle químico verificou-se redução das espoliações em todos os animais agredidos não sendo constatada espoliação nos animais do zoológico nos meses após o trabalho, podendo a eficiência do controle está associada ao controle químico, tamanho reduzido da(s) colônia(s) existente(s) na área ou em áreas afastadas e medidas de manejo ecológico nos recintos dos animais agredidos no zoológico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18104
Aparece na(s) coleção(ções):(CAV-LCB) - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREITAS, Robson Gomes.pdf237,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.