Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18067

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Aurenéa Maria de-
dc.contributor.authorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas-
dc.date.accessioned2016-12-01T15:45:11Z-
dc.date.available2016-12-01T15:45:11Z-
dc.date.issued2016-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18067-
dc.description.abstractNo atual contexto pós-moderno assiste-se a uma crise de identidade em vários setores da vida em sociedade. Sem o vínculo inflexível aos antigos dogmas, não há uma forte prisão em/a modelos e, com isso, os sujeitos veem diante de si uma série de possibilidades e de escolhas que podem ou não seguir. Neste novo cenário de queda de paradigmas, constatamos a crise de identidade da disciplina de Ensino Religioso (ER), especificamente em escolas públicas, e a necessidade de sua reconstrução/ressignificação a partir da atual LDB. É sobre esta nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, que justificamos a relevância desta pesquisa, desenvolvida em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB. O estudo foi baseado em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9º ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. Nosso maior questionamento girou em torno da constatação ou não de se com as novas diretrizes nacionais, uma nova identidade formativa estava sendo realizada junto ao ER nos espaços investigados e caso essa reconfiguração identitária ocorra, como ela orienta os alunos para o respeito e tolerância frente às diferenças religiosas do outro. Para tal, a investigação foi fundamentada metodologicamente na Análise de Discurso de linha francesa, associada à Teoria do Discurso pós-estruturalista de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Também fizemos uso teoricamente do trabalho de Stuart Hall sobre a crise de identidade contemporânea e das reflexões sobre a Modernidade Líquida de Zigmunt Bauman. Os resultados apontaram para um ER marcado por uma fase de transição em que, embora se identifique elementos de uma ideologia laica, esta é hibridizada a outra ideologia valorativa cristã, portanto ainda proselitista, que objetiva dar sentido a vida das pessoas através dessa disciplina, orientando-as nessa nova ordem social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTolerânciapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectReligious Teachingpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTolerancept_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.titleEnsino religioso e diálogo na escola: um estudo sobre a reconstrução /ressignificação histórica da disciplina a partir do conceito pós-estruturalista de identidade na cidade de João Pessoapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8610442220256282pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn the recent postmodern context, we can see an identity crisis in several sectors of life in society. Without the inflexible link of the old dogmas, there isn’t a strong bond in/to models and, with this, the subjects see before them a series of possibilities and choice that they can follow or not. In this new setting of fall of paradigms, we verify the identity crisis of the subject of Religious Teaching (RT), specifically in public schools, and the necessity of its reconstruction/resignification from the recent LDB (Basis and Guidelines Law). It’s about this new reality post LDB 9394/96, of searching for a Religious Teaching with no proselytism, which justify the relevance of this research developed in public schools in João Pessoa, in Paraiba. The study was based on interviews with contributors of four schools of the central region of the capital of Paraiba (in each school: 01 principal, 01 teacher of Religious Teaching and 02 students of the 9º grade of the fundamental teaching of each school) and in the analysis of the state guidelines about the curricular component in question, with the observation of the school environment. Our greatest questioning was about the finding or not of whether, with the new national guidelines, a new formative identity was being fulfilled along with the RT in the investigated gaps and in the case of this identity reconfiguration occur, how it drives the students for the respect and tolerance compared to the other’s religious differences. For such, the investigation was methodologically grounded in the Analysis of Speech of the French line, associated to the Theory of Speech post-structuralist by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe. We also used theoretically the work by Stuart Hall about the contemporaneous identity crisis and the reflections about the Liquid Modernity by Zigmunt Bauman. The results point to a RT marked by a transition phase in which, though elements of a secular ideology were identified, this is hybridized to other evaluative Christian ideology, so, still proselytist, that aims to give meaning to the people’s lives through this subject, guiding them in this new social order.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela_DISSERTAÇÃO PARA DEPÓSITO_06_2016.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons