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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1804

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restellipt_BR
dc.contributor.authorLIMA, Allan Diego Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:52:31Z
dc.date.available2014-06-12T15:52:31Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationDiego Silva Lima, Allan; Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, Patrícia. FAct: Um framework para a construção de sistemas multiatores. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1804
dc.description.abstractAtores Sintéticos são agentes inteligentes que possuem personalidade, atuam em ambientes multimídias ou virtuais e são representados graficamente por avatares. Estas entidades são utilizadas em sistemas de simuladores como forma de enriquecer a interação entre a aplicação e seus usuários, proporcionando assim aumento da credibilidade do projeto. Com a sua popularização sugiram vários projetos que os utilizam. Estes projetos têm diversos aspectos em comum. Por exemplo, neles seus atores se comunicam e possuem modelos de personalidade. Contudo, apesar das similaridades os projetos encontrados na literatura foram implementados de forma independente. Ou seja, tiveram seu código fonte desenvolvido do zero. Porém, no âmbito dos sistemas multiagentes tal problema não ocorre devido à existência de diversos frameworks multiagentes que agrupam as funcionalidades comuns a tais sistemas, fazendo com que o desenvolvedor implemente apenas o que é relativo ao seu contexto de simulação. Porém, estes frameworks não são utilizados em sistemas multiarores, pois não suportam as peculiaridades dos sistemas multiatores. Buscando solucionar esse problema, este trabalho apresenta o FAct (Framework for Actors), um projeto criado especificamente para auxiliar na construção sistemas multiatores. Ele focado nas características peculiares destes sistemas e tem como principal objetivo reduzir o custo e tempo de desenvolvimento para os projetos baseados nesta tecnologia. Como forma de exemplificar o uso do FAct e avaliar o seu impacto no desenvolvimento de simuladores multiatores, serão apresentados dois simuladores implementados com base no frameworkpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSynthetic Actorspt_BR
dc.subjectMultiators Systemspt_BR
dc.subjectAutonomous Agentspt_BR
dc.titleFAct: Um framework para a construção de sistemas multiatorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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