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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17787

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Mayara Moraes-
dc.date.accessioned2016-09-02T13:18:26Z-
dc.date.available2016-09-02T13:18:26Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17787-
dc.description.abstractWith the fast improvement of technology, accompanied by changes in the lifestyle and the growth of cities, that made the Public Transport (PT) system more complex, delivery of integrated information on PT systems in an efficient and clear way are of the outmost importance but not always available. This study sought to understand the relation between travel information, PT use intentions and non-habitual travel (at night). The hypothesis is that PT use intentions are related to the perceived usefulness and the ease-of-use of the system, which are related to information quality and real-time information availability. The hypothesized relations are anchored theoretically in the Extended Technology Acceptance Model and validated empirically in two sources of data: (i) Copenhagen (Denmark), characterized by a highly integrated PT system with an advanced web-based information system; (ii) Recife and Natal (Brazil), characterized by a lower perceived Level Of Service (LOS) and non-integrated information sources. The data was collected through a tailor-made survey answered for 1,123 university students in Denmark and Brazil. Structural equation models were employed for explaining the use of PT as a function of the observed respondent characteristics and the latent constructs. The results show: (i) information quality is essential for explaining PT use; (ii) perceived information quality is directly and positively related to perceived LOS, convenience and familiarity with the PT system; (iii) the use of real-time information is positively related to information quality and familiarity, while it is negatively associated with perceived PT security; (iv) PT use at night is positively related to habitual PT use and information searchpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectsistemas de informaçãopt_BR
dc.subjecttransporte públicopt_BR
dc.subjectmodelo de aceitação tecnológicapt_BR
dc.subjectmodelos de equações estruturaispt_BR
dc.subjectescolha modalpt_BR
dc.subjectinformation systemspt_BR
dc.subjectpublic transportpt_BR
dc.subjecttechnology acceptance modelpt_BR
dc.subjectstructural equation modelspt_BR
dc.subjectmode choicept_BR
dc.titleThe role of information in transit use by undergraduate and graduate students in Brazil and Denmarkpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNIELSEN, Otto Anker-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9934835563281525pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxCom a rápida melhoria da tecnologia, acompanhada por mudanças no estilo de vida, e o crescimento das cidades, que tornou o transporte público (TP) muito mais complexo, entregar informação integrada do sistema de transporte de uma forma eficiente e clara é de extrema importância, mas nem sempre está disponível. Este estudo procurou entender a relação entre informações sobre viagens, intenções de uso de TP e viagens não habituais (à noite). A hipótese é que as intenções de uso de TP estão relacionadas com a percepção sobre a utilidade e a facilidade de uso do sistema, que estão relacionados com a qualidade da informação e a disponibilidade de informação em tempo real. As relações hipotéticas são ancoradas teoricamente na Extensão do Modelo de Aceitação Tecnológica e validado empiricamente através de duas fontes de dados: (i) Copenhague (Dinamarca), caracterizado por um sistema de transporte altamente integrado com um avançado sistema de informação baseado na web; (ii) Recife e Natal (Brasil), caracterizadas por um nível de percepção do nível de serviço como mais baixo e fontes de informação não integradas. Os dados foram recolhidos através de um questionário feito sob medida e respondido por 1.123 estudantes universitários na Dinamarca e no Brasil. Modelos de equações estruturais foram utilizados para explicar a utilização do TP em função das características observadas dos respondentes e os construtos latentes. Os resultados mostram: (i) a qualidade da informação é essencial para explicar o uso do TP; (ii) a percepção da qualidade da informação está direta e positivamente relacionada com a percepção do nível de serviço, conveniência e familiaridade com o sistema de TP; (iii) o uso da informação em tempo real está positivamente relacionado com a qualidade da informação e familiaridade, enquanto está associado negativamente com a percepção de segurança do TP; (iv) utilização do TP à noite está positivamente relacionada com a utilização habitual do TP e a busca de informaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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