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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMALHO, Geber Lisboa-
dc.contributor.authorALMEIDA, Janiel Henrique Pinheiro de-
dc.date.accessioned2016-08-30T17:34:37Z-
dc.date.available2016-08-30T17:34:37Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17764-
dc.description.abstractUm novo conceito de interação tem se estabelecido pelas desenvolvedoras de jogos digitais, que adotam o uso dos gestos sendo o intermediário entre o jogador e o jogo. O presente trabalho tem como objetivo um estudo detalhado sobre quais são os gestos mais utilizados nos jogos para dispositivos móveis, analisados categoricamente por gêneros. Para execução do presente estudo, foi utilizado o método GOP (Game Ontology Project), no intuito de identificar as principais tendências nos jogos analisados e suas relações. A proposta é criar um mapa de gestos de comandos e ações completo o suficiente para indicar os gestos mais adequados a serem utilizados em um novo jogo. Os resultados possibilitaram a identificação dos tipos de gestos mais comuns nos jogos para dispositivos móveis, abrindo a oportunidade de construção de um mapeamento de gestos em situação de jogo, podendo ser útil às desenvolvedoras como uma ferramenta de orientação e de criação de jogos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobile games. Interação. Gestospt_BR
dc.subjectMobile games. Interaction. Gesturespt_BR
dc.titleEntre comando e ação: análise e mapeamento de gestos em situações de jogo para dispositivos móveispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxA new concept of interaction has been established by digital game developers, which adopt the use of gestures as interface between the player and the game. This work aims a detailed study of the most used gestures in games for mobile devices, categorically analyzed by gender. In this study, we used the method GOP (Game Ontology Project) in order to identify the main trends in the analyzed games and their relationships. The proposal is to create a map between command gestures and actions, complete enough to indicate the most appropriate gestures to be used in a new game. The results allowed the identification of the most common types of gestures in games for mobile devices, opening the opportunity to build a gesture mapping in game situations, which can be useful to developers as an orientation tool for creating games.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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