Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17696

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Carina Frota-
dc.contributor.authorSANTANA, André Felipe Lemos-
dc.date.accessioned2016-08-18T12:06:51Z-
dc.date.available2016-08-18T12:06:51Z-
dc.date.issued2015-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17696-
dc.description.abstractGovernança em BPM (Busines Process Management) é um aspecto frequentemente apontado como fundamental para o sucesso efetivo do gerenciamento de processos de negócio nas organizações. Isso parece ser especialmente verdade no contexto do setor público, onde a eficiência, prestação de contas e transparência (três princípios básicos da governança) precisam ser coordenadas. No entanto, as abordagens de governança em BPM têm se caracterizado por apresentarem conceitos complexos e pouco precisos, com visões bastante variadas sobre o tema, e modelos em alto nível que oferecem pouca ajuda sobre como implementá-la. Além disso, há um número reduzido de trabalhos empíricos descrevendo relatos práticos de implementação de governança em BPM. Assim, há uma escassez de modelos detalhados e consistentes nos quais praticantes e pesquisadores possam se basear. À vista dessa necessidade, essa tese teve como objetivo desenvolver e avaliar um modelo conceitual para apoiar a implantação da governança em BPM, chamado Modelo BPMG. Inicialmente, foram realizados estudos de caso exploratórios para levantamento de barreiras e facilitadores que influenciavam a governança em BPM em organizações do setor público que conduziam iniciativas de BPM. Constatou-se que as organizações não compreendiam precisamente o que é a governança em BPM nem tratavam explicitamente questões relacionadas mesmo quando conduzindo projetos de BPM. O modelo BPMG foi construído numa abordagem de design-science research contemplando também a criação de uma ferramenta de software que implementou elementos do modelo visando sua aplicação numa organização do setor público. Tanto o Modelo BPMG quanto a ferramenta tiveram sua aplicabilidade avaliada por integrantes do escritório de processos da organização pesquisada e por especialistas em governança de diferentes organizações. O resultado da avaliação apontou que o Modelo BPMG ajudou os praticantes de BPM da organização a desenvolverem um entendimento mais preciso e compartilhado da governança em BPM e foi percebido como significativamente útil para guiar a implantação dessa governança na organização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectBusiness Process Managementpt_BR
dc.subjectGerenciamento de Processos de Negóciopt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectGovernança em BPMpt_BR
dc.subjectGovernança em Gerenciamento de Processos de Negóciopt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectBusiness Process Managementpt_BR
dc.subjectGovernancept_BR
dc.subjectBPM Governancept_BR
dc.subjectBusiness Process Management Governancept_BR
dc.titleBPMG – Um modelo conceitual para governança em BPMpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4952557965269840pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7752481318432762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxBPM (Business Process Management) Governance is an aspect often seen as critical to the success of BPM in organizations. This seems to be especially true for the public sector, where efficiency, accountability and transparency (three basic governance principles) must be coordinated. However, governance approaches in BPM have been characterized as complex and imprecise, with quite different views on the subject, in addition to macro level models that provide little help on how to implement it. Moreover, there is a small number of empirical papers describing practical reports on BPM governance. Therefore, there is a lack of consistent and detailed conceptual frameworks and concrete applications that researchers and practitioners can rely on to properly address BPM Governance. In light of such need, this thesis presents a conceptual model to support the implementation of governance in BPM, named BPMG Model. Initially, exploratory case studies were performed to identify barriers and facilitators that impact the deployment of BPM governance in public sector organizations conducting BPM initiatives. It was observed that studied organizations do not precisely understand the concept of BPM governance. The conception of the BPMG model adopted a design-science research approach and also encompassed the development of a software tool that implemented model elements. Both the BPMG Model and the software tool were evaluated by the members of a BPM Office from a Brazilian public organization and by a group of governance experts from different organizations. Evaluation results revealed that the BPMG Model and tool supported BPM practitioners of the organization to develop a more accurate and shared understanding of governance in BPM. In particular, the model was considered as significantly helpful for the implementation of governance principles in the organization.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[BPMG] Santana_Tese - vFinal.pdf4,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons