Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17694
Title: iProgram: uma ferramenta de apoio à avaliação de exercícios de programação
Authors: SÁ NETO, Eliaquim Lima
Keywords: Programação;Avaliação Automática;Feedback;Programming;Automated Assessment;Feedback
Issue Date: 12-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A disciplina de introdução à programação é ministrada no início dos cursos de Computação e desempenha um papel importante para o desenvolvimento do aluno no restante do curso. Trata-se de uma matéria que proporciona muitos desafios tanto para alunos quanto para professores. Os alunos normalmente apresentam problemas no desenvolvimento do raciocínio abstrato e na resolução de problemas, enquanto os professores precisam lidar com questões que vão desde como motivar o aluno até como avaliá-lo. Nesse contexto, a fim de ajudar a superar essas dificuldades, muitas ferramentas que abordam a avaliação automática de exercícios tem sido propostas na literatura. No entanto, nem sempre é possível ao professor acompanhar o progresso da aprendizagem de seus alunos com relação à aquisição do conhecimento esperado na disciplina de programação. Diante disso, uma ferramenta, intitulada iProgram, foi construída para proporcionar ao professor um ambiente no qual ele possa: gerenciar turmas e exercícios, elaborar exercícios com questões de um banco de questões, avaliar exercícios de maneira semiautomática, proporcionar feedback aos alunos, e acompanhar o progresso de seus alunos através de relatórios gráficos. A ferramenta foi avaliada por professores que lecionam disciplinas de introdução à programação, através de entrevistas abertas e questionários. Essa avaliação evidenciou a contribuição do iProgram em proporcionar um ambiente para auxiliar o professor na avaliação de exercícios de programação. De maneira geral, a ferramenta foi avaliada positivamente, com destaque para o feedback fornecido aos alunos, a associação de questões com objetivos de aprendizagem e para os relatórios gráficos disponíveis ao professor. Alguns professores entrevistados, inclusive, demonstraram interesse em utilizar a ferramenta em suas turmas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17694
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_elsn_final.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons