Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1763
Título: AutonomousDB: uma ferramenta para propagação autônoma de atualizações de esquemas de dados
Autor(es): MORAES, Arlei José Calajans
Palavras-chave: Sistemas Autônomos; Propagação de Atualizações; Evolução de Esquemas
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Calajans Moraes, Arlei; Carolina Brandão Salgado, Ana. AutonomousDB: uma ferramenta para propagação autônoma de atualizações de esquemas de dados. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Um dos maiores desafios de construir e manter aplicações com longos ciclos de vida é lidar com as inevitáveis mudanças de requisitos que ocorrem com o passar do tempo. Muitas dessas aplicações são dependentes de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), que geralmente sofrem conseqüências diretas nos esquemas de seus bancos de dados devido a mudanças na realidade que modelam. Essas modificações devem ser muito bem controladas, pois qualquer evolução mal gerenciada pode acarretar sérios problemas de inconsistência de esquemas ou dados. Neste trabalho, propomos uma alternativa para a diminuição dos prejuízos causados pela evolução de esquemas em ambientes distribuídos. Ela utiliza conceitos de Computação Autônoma aplicados a SGBD para propagar atualizações em esquemas replicados pertencentes a um mesmo ambiente, garantindo a consistência entre eles. O protótipo desenvolvido possui uma arquitetura flexível e um Sistema Multi-Agentes (SMA), que executa eventos para realizar a evolução de esquemas nos SGBD alvo. Estes, podem ter vários bancos de dados e serem de diferentes plataformas. Dessa forma, tarefas repetitivas, realizadas pelos Administradores de Banco de Dados (DBA) para garantir a evolução de todas as cópias de um determinado esquema alterado, são eliminadas. Isso não só diminui a ocorrência de erros humanos como possibilita uma maior dedicação dos DBA em atividades de maior importância, tais como: análise, projeto de banco de dados e gerenciamento estratégico dos dados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1763
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ajcm.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.