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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17629

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Márcio José das Chagas-
dc.contributor.authorZAIDAN, Henrique Pinto dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-05T13:45:36Z-
dc.date.available2016-08-05T13:45:36Z-
dc.date.issued2016-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17629-
dc.description.abstractA terceirização da manutenção e a adesão da garantia estendida para equipamentos hospitalares tem se tornado uma tendência ao longo das últimas décadas, pois estão relacionadas com a crescente complexidade e modernização dos dispositivos médicos, bem como, com a recorrente prática da exclusividade do fabricante na realização da manutenção. Geralmente, o relacionamento entre a instituição de saúde e o fabricante é conduzido por meio de um documento, especificando questões como: nível de confiabilidade, desempenho operacional, disponibilidade, duração da garantia, preço da manutenção, penalidades e a política de manutenção a ser implementada. Sendo assim, a presente dissertação estuda quantitativamente o problema de garantia estendida para equipamentos hospitalares, por meio da junção de duas ferramentas: o jogo de Stackelberg, designado para estruturar a forma de relacionamento entre as empresas, e o Processo de Renovação Generalizado, responsável processo de falha – reparo do equipamento (reparo imperfeito). Um cenário foi criado para a aplicação de tais métodos. Inicialmente, o fabricante ao vender um equipamento hospitalar também oferece duas possibilidades para a execução da manutenção: a primeira, garantia estendida, e a segunda, serviço sob demanda. Posteriormente, a decisão do hospital é influenciada pela estrutura de preços imposta do fabricante, a confiabilidade do equipamento e o seu grau de aversão ao risco, visto que as falhas do dispositivo são eventos aleatórios. Para ilustrar tal situação, realiza-se um exemplo numérico com dados de falha e reparo de um Angiográfo. O equilíbrio do modelo implica na maximização do lucro esperado do fabricante e o hospital decidindo pela adesão da garantia estendida. Adicionalmente, comparando as soluções do reparo imperfeito com os cenários de reparos perfeito e mínimo, observou-se similaridade nas estratégias para os casos de reparos imperfeito e perfeito, enquanto que, na relação entre os reparos imperfeito e mínimo as estratégias darse- ão de maneira oposta. Finalmente, o lucro esperado do fabricante diminui conforme aumenta o número médio de falhas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo de Stackelbergpt_BR
dc.subjectProcesso de Renovação Generalizadopt_BR
dc.subjectReparo Imperfeitopt_BR
dc.subjectGarantia Estendidapt_BR
dc.subjectEquipamentos Hospitalarespt_BR
dc.subjectStackelberg Gamept_BR
dc.subjectGeneral Renewal Processpt_BR
dc.subjectImperfect Repairpt_BR
dc.subjectExtended Warrantypt_BR
dc.subjectHospital Equipmentpt_BR
dc.titleAnálise da garantia estendida para equipamentos hospitalares: uma abordagem via teoria dos jogos e processo de renovação generalizadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7482709700689537pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7778828466828647pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe outsourcing of maintenance and the acquisition of extended warranty for hospital equipment has become a trend over the past few decades, since they are related to the growing complexity, modernization of medical devices and the recurring practice of the manufacturer's exclusivity in performing maintenance services. Generally, the relationship between the health institution and the manufacturer is conducted through a document specifying the following issues: level of reliability, operating performance, availability, warranty period, maintenance price, penalties and maintenance policy to be implemented. Under these circumstances, this thesis analyzes the problem of the extended warranty for clinical equipment by joining two tools: the Stackelberg game, designed to model the relation between companies and the Generalized Renewal Process, employed for modeling failure-repair process (imperfect repair). A scenario was created for the application of such methods. Initially, the manufacturer intends to sell a medical equipment and also offers two maintenance possibilities: first, an extended warranty, and second, maintenance services on demand. Subsequently, the hospital's decision is influenced by manufacturer's price structure, equipment reliability and the degree of risk aversion, since the failures occurrences of the device are random events. To illustrate this situation, an application example with failure and repair data of an Angiography equipment is presented. The equilibrium of model implies in expected profit maximization for the manufacturer and hospital chooses the extended warranty option. In addition, by comparing the solutions of the imperfect repair with perfect and minimal repair scenarios, a similarity in the strategies adopted in cases of imperfect and perfect repairs was observed, while the strategies were opposite when comparing imperfect and minimal repairs. Finally, the expected profit of the manufacturer decreases as the average number of failures increases.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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