Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17583

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo-
dc.contributor.authorLEITE, Gersica Cassia Ferreira-
dc.date.accessioned2016-08-03T12:41:21Z-
dc.date.available2016-08-03T12:41:21Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17599-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo verificar pontos de interseção entre Os escravos (1863- 1870) e Contos Negreiros (2005), de Castro Alves e Marcelino Freire, respectivamente, não apenas no que tange o tema - ambos problematizam a escravização à qual são submetidas as minorias políticas no Brasil, especialmente os negros - mas também quanto às suas formas estéticas, sobretudo no que diz respeito à oralidade, visto que os dois autores escrevem textos para serem lidos em voz alta para o público. Eles realizam, portanto, o que Zumthor (1997) denominou “poética da oralidade” ou “performance”, em que pelo menos a transmissão e a recepção do texto literário passam pela voz e pelo ouvido. Analisamos, ainda, como o contexto de cada autor se transforma em elemento interno de suas obras, e como elas contribuem para dar visibilidade à situação de marginalidade e exclusão social da população negra no país. Para tanto, o trabalho se divide em três capítulos, para cujas discussões foram trazidos os estudos de Antonio Candido (1988; 2011; 2000), Antoine Compagnon (1999), Regina Dalcastagné (2008); Leyla Perrone-Moisés (2006), João Alexandre Barbosa (1990) e Heloísa Toller Gomes (1988), no tangente à representação literária, e nos estudos de Zumthor (1993;1997; 2007) sobre oralidade e performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentação do negropt_BR
dc.subjectMarginalizaçãopt_BR
dc.subjectPerformance. Oralidadept_BR
dc.subjectBlack representationpt_BR
dc.subjectMarginalizationpt_BR
dc.subjectPerformance. Oralitypt_BR
dc.titleVozes negras, letras brancas: representação do negro e performance em Castro Alves e Marcelino Freirept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6233073243237739pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1511356924660287pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this work is to examine areas of approximation between Os escravos (1863- 1870) and Contos Negreiros (2005), by Castro Alves e Marcelino Freire, respectively. Not only are we interested in the theme that connects the authors – both problematize the slavery to which minorities are submitted in Brazil, especially afro-Brazilians – but also regarding the literary aspects, principally when it comes to orality, once both authors write their texts to recite them to an audience. They make use of what Zumthor (1997) has called “poetics of orality” or “performance”, in which the transmission and reception of the literary text relies on the voice and the ear. Furthermore, we analyze how the context of each author influences the object of their works, as well as a possible contribution of these texts to draw attention to the social exclusion of the black population in Brazil. Thus, this dissertation is divided into three chapters, whose rationale intends to dialogue with the studies of Antonio Candido (1988; 2011; 2000), Antoine Compagnon (1999), Regina Dalcastagné (2008); Leila Perrone-Moisés (2006), João Alexandre Barbosa (1990) and Heloísa Toller Gomes (1988), concerning literary representation, and Zumthor (1993;1997; 2007), who writes about orality and performance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_GérsicaLeite-BC.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons