Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17580

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWALTER, Roland-
dc.contributor.authorVIEIRA, Maria Luiza de Paula Lopes Fernandes-
dc.date.accessioned2016-07-29T12:56:40Z-
dc.date.available2016-07-29T12:56:40Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17580-
dc.description.abstractEste trabalho consiste no estudo dos romances Slash (1985), da escritora okanagan Jeannette Armstrong, e Mean Spirit (1990), da chickasaw Linda Hogan, e busca examinar de que forma as autoras ficcionalizaram, nas suas obras, certos acontecimentos da história dos povos ameríndios no século XX, como os que envolveram a militância política que se fortaleceu a partir dos anos 60 na América do Norte e os assassinatos de membros da nação Osage na década de 1920. Para tanto, recorri ao conceito de metaficção historiográfica proposto por Linda Hutcheon (1988, 1989) e aos estudos em memória de Anh Hua (2005), Maurice Halbwachs (2006), Márcio Seligmann-Silva (2008), Marianne Hirsch (2008) e Aleida Assmann (2011). Considerando as obras de Armstrong e Hogan como espaços de enunciação de uma resistência cultural que vai além dos limites tribais, optei por adotar uma perspectiva cosmopolita tal qual sustentada por Arnold Krupat (2002), e que se apoia nas teorias póscoloniais segundo Mary Louise Pratt (1999), Homi Bhabha (2013), Ella Shohat (1996), Stuart Hall (2003), Kwame Anthony Appiah (1997) e Liane Schneider (2002, 2008). Ademais, foram de suma importância os diálogos com alguns nomes da crítica indígena como Graça Graúna (2013), Michael Dorris (1979), Craig S. Womack (1999), Louis Owens (1922), Simon Ortiz (2001), Winona Stevenson (1998), Paula Gunn Allen (1992) e Robert Warrior (2014). Intentei, assim, verificar como a resistência ameríndia toma corpo na escrita de Armstrong e Hogan, que constroem narrativas artisticamente complexas e de imensa relevância política.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetaficção historiográficapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectLiteraturas indígenaspt_BR
dc.subjectHistoriographic metafictionpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPostcolonialismpt_BR
dc.subjectIndigenous literaturespt_BR
dc.titleEscrever, resistir: ficção ameríndia na perspectiva pós -colonialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3330102021599569pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7241596526013043pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis work consists of the study of Slash (1985), by Okanagan writer Jeannette Armstrong, and Mean Spirit (1990), by Chickasaw Linda Hogan, and it aims to examine the way in which the writers have fictionalized, in their books, certain events of the history of the American Indian peoples in the twentieth century, such as those concerning the militancy that gained strength in the 60s and the Osage murders that took place in the 20s. With that in mind, I have resorted to the concept of historiographic metafiction, proposed by Linda Hutcheon (1988, 1989) and to the memory studies by Anh Hua (2005), Maurice Halbwachs (2006), Márcio Seligmann-Silva (2008), Marianne Hirsch (2008) and Aleida Assmann (2011). Considering the works of Armstrong and Hogan as sites of enunciation of a type of cultural resistance that goes beyond tribal limits, I have chosen to adopt a cosmopolitan perspective such as sustained by Arnold Krupat (2002) and which leans on the postcolonial theories by Mary Louise Pratt (1999), Homi Bhabha (2013), Ella Shohat (1996), Stuart Hall (2003), Kwame Anthony Appiah (1997) and Liane Schneider (2002, 2008). Moreover, dialogues with the following authors of Native criticism were of the utmost importance: Graça Graúna (2013), Michael Dorris (1979), Craig S. Womack (1999), Louis Owens (1922), Simon Ortiz (2001), Winona Stevenson (1998), Paula Gunn Allen (1992) and Robert Warrior (2014). Thus, I have attempted to verify how the Amerindian resistance takes form in the writings of Armstrong and Hogan, who build narratives artistically complex and of an immense political relevance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_MariaLuiza-BC.pdf916,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons