Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17498

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPERRUSI, Artur Fragoso de Albuquerque-
dc.contributor.authorBARBOSA, Aloizio Lima-
dc.date.accessioned2016-07-20T18:13:06Z-
dc.date.available2016-07-20T18:13:06Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17498-
dc.description.abstractO principal objetivo desse trabalho foi o de mapear quais são os sentidos dados ao empreendedorismo, em termos morais, pelas pessoas que o praticam ou que tem alguma relação com ele. A ideia de sentido, aqui, basicamente diz respeito ao modo como determinado valor mobiliza uma ação e, ao mesmo tempo, justifica-a quando essa mesma ação é objeto de reflexão. Assim, o trabalho se inscreve no plano de uma sociologia da moral. Para que essa investigação fosse possível, foi adotado o referencial teórico da sociologia pragmática francesa, mais especificamente o trabalho Luc Boltanski e Éve Chiapello O novo espírito do capitalismo. O ponto central da abordagem é mostrar como as justificativas para a ação percorrem um campo moral mais amplo e, como produção de sentido, passam pela reflexão das pessoas. Com isso, a ideia de empreendedorismo foi dividida em espírito empreendedor – aspecto moral mais amplo – e modelo de ação empreendedora – o modo como as pessoas produzem sentido para suas ações em alguma atividade empreendedora. Para a caracterização do primeiro ponto, foi feita uma revisão de literatura em teses e dissertações que têm o empreendedorismo como valor demandado, ou seja, trabalhos que tomam o empreendedorismo como “modelo” e, como caracterização do segundo, foram feitas nove entrevistas com pessoas que exercem alguma atividade empreendedora ou lidam com ela de forma indireta. Esse material foi analisado a partir do modelo da cité por projetos, desenvolvida ainda no âmbito da sociologia pragmática. O procedimento de análise resultou em ensejos que podem dar alguma compreensão sobre o tipo de relação que existe entre moral e prática quando se pensa o empreendedorismo como um valor. Na conclusão, o aspecto central foi o de explorar os valores associados ao empreendedorismo mostrando que, direta ou indiretamente, a ação é pensada em termos individuais mas com algum nível de percepção sobre o bem comum.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismo. Ação Empreendedora. Sociologia da moral. Sociologia Pragmática.pt_BR
dc.subjectEntrepreneurship. Entrepreneurial Action. Sociology of morality. Pragmatic Sociologypt_BR
dc.titleA concórdia do sucesso: o sentido da ação para pessoas do meio empreendedor – ensejos de uma inscrição moralpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFONTE, Eliane Maria Monteiro da-
dc.publisher.initialsufpept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe main propose of this master’s thesis is to identify which meanings (in moral terms) of entrepreneurship are taken by the people who either utilize it or have some relation to it. By “meanings”, the author refers to the process in which a value mobilizes a certain practice and, at the same time, justifies such practice when it is taken as object of reflexion. Thus, this thesis is allocated in the frame of a sociology of morality. In order to conduct such investigation, it has been utilized the French Pragmatic Sociology, in particular the work by Luc Boltanski and Éve Chiapello “The New Spirit of Capitalism”. The main point of such approach is to demonstrate how the justifications for action run across a broad moral field and, as a production of meaning, go through people’s reflections. Therefore, the idea of entrepreneurship is understood as entrepreneurship spirit - broad moral aspect - and model of entrepreneur action - the way in which people produce meaning for their actions in some sort of entrepreneur activity. In order to characterize the first point, it was conducted a review of literature on thesis in which entrepreneurship appears as a requested value, in other words, essays that take entrepreneurship as a “model”. Regarding the second aspect, nine interviews were conducted with people who either practice entrepreneur activities or handle such activities indirectly. These material was analyzed from a “cité” for projects model, developed in the Pragmatic Sociology framework. The procedure of analysis resulted in points that can enlighten the comprehension of the kind of relation existing between moral and practice - when entrepreneurship is understood as a value. In the final considerations, the main aspect is to explore the values associated to entrepreneurship showing that, directly or indirectly, an action is thought in individual terms, but also, at some degree, in terms of common good.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_Aloizio_Lima_Barbosa.pdf2,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons