Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17467

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorZACCARA, Madalena de Fátima Pequeno-
dc.contributor.authorBARROS FILHO, Augusto Cláudio de Miranda-
dc.date.accessioned2016-07-19T15:30:33Z-
dc.date.available2016-07-19T15:30:33Z-
dc.date.issued2015-04-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17467-
dc.description.abstractEsta dissertação aborda perspectivas de uso da escrita e do texto nas artes visuais, fundamentalmente em livros de artista. É construído um levantamento histórico acerca do uso plástico/visual e conceitual da escrita e do texto, passando pela cultura islâmica, algumas vanguardas artísticas, chegando à contemporaneidade. São observados aspectos e formas de emprego sob uma perspectiva conceitual e sob uma abordagem pictórica do texto e da escrita. Nossa aproximação junto aos livros de artista é feita a partir da construção de uma linha histórica sobre como o livro torna-se um objeto também visual. Exemplos de artistas, abordagens plásticas e modos de classificação são apresentados no desenvolver do texto. Para nos auxiliar nas leituras a respeito da escrita e do texto nos livros de artista de Sebastião Pedrosa, recorremos à Crítica de Processos para buscar, elencar e analisar os documentos que nos proporcionaram leituras e classificações de sua obra. Ao fim da pesquisa, o leitor poderá compreender aspectos relativos à criação, processos criativos e formas de leitura de obras livro-referentes que possuam texto, escrita ou alguma menção à linguagem verbal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSebastião Pedrosapt_BR
dc.subjectCrítica de Processospt_BR
dc.subjectLivro de Artistapt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectEscrita e textopt_BR
dc.subjectSebastião Pedrosapt_BR
dc.subjectProcess Criticismpt_BR
dc.subjectArtist's Bookpt_BR
dc.subjectVisual Artspt_BR
dc.subjectWriting and Textpt_BR
dc.titleVestígios da escrita nos livros de artista de Sebastião Pedrosapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPEDROSA, Sebastião Gomes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2514198645848483pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis thesis discusses prospects for use of writing and text in the visual arts, primarily in artist's books. It is built on a historical survey of the plastic/visual and conceptual use of writing and text, through the Islamic culture, some avant-garde art and all the way to contemporary art. Aspects and application forms under a conceptual perspective and in a pictorial approach to text and writing are observed. Our approach with the artist's books is made from building a history line about how the book also becomes a visual object. Examples of artists, visual approaches and classification methods are presented throug the text. To assist us in reading about writing and text in Sebastião Pedrosa's artist books, we turn to Process Criticism to seek, to list and analyze the documents provided by the artist and his process, with readings and ratings of his work. At the end of the research, the reader can understand aspects of the creation, creative processes and forms of reading book-related works that have text, writing or any mention of verbal language.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO - 2016 com ficha catalográfica - sem assinaturas.pdf15,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons