Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17464

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Ana Paula Cabral Seixas-
dc.contributor.authorMIGUEL, Luciana Lamkowski-
dc.date.accessioned2016-07-19T14:29:16Z-
dc.date.available2016-07-19T14:29:16Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17464-
dc.description.abstractPropor uma metodologia para implantação da Gestão de Processos de Negócio para a Universidade Federal de Pernambuco como forma de melhor atender às necessidades de adequação e acompanhamento das mudanças organizacionais através de processos mais eficientes, céleres e de qualidade. Para tanto o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa exploratória com foco na metodologia de implantação de gestão de processos de negócio. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-ação realizada pela colaboração entre especialistas na área de BPM (Business Process Management) e servidores atuantes, colaborativos e integrantes da pesquisa. Assim, dentre os resultados imediatos desse trabalho, tem o diagnóstico do nível de maturidade em dois diferentes níveis da UFPE: tanto da gestão como um todo, como do nível de maturidade em Gestão de Processos, a construção de uma metodologia para implantação da gestão de processos de negócio aplicada ao contexto da Universidade Federal de Pernambuco, pautada nos instrumentos estratégicos da UFPE e em na formulação, o desenvolvimento da cadeia de valores e da arquitetura de processos dessa instituição. Como resultados potenciais, pode ser citado a melhoria na execução de atividades gerenciais, o ganho de produtividade pela melhor aplicação dos recursos, a integração e compartilhamento de informações em plataformas tecnológicas, e a uniformização de procedimentos administrativos através do uso sistematizado de ferramentas e modelos aqui propostos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Processo de Negóciopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectMelhoria Contínuapt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectGestão Estratégicapt_BR
dc.subjectAdministração Publicapt_BR
dc.subjectBusiness Process Managementpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectContinuous Improvementpt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectStrategic Managementpt_BR
dc.subjectPublic Administrationpt_BR
dc.titleProposição de uma Metodologia Para Implantação de BPM na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2005204640277290pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9665695510823023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxPropose an implementation of BPM methodology for Universidade Federal de Pernambuco as a path to better attend needs of adequation and attendance on organization changes, provide faster service of quality to internal and external community through more efficient, faster and quality process, as well as to search ways to build a dinamic value chain that is based on the continuous improvement principles. Therefore the present work is structured on the development of a exploratory research focused in methods of analysis, evaluation, modeling, remodeling and improvement of strategic process based on previous work realized by specialists in BPM (Business Process Management) applied to UFPE's reality, aiming a description and a detaling of the step by step to implement the methodology with quality and efficiency considering the particular scenery of that Institution. The research method adopted was Action Research realized with the participation of specialists and UFPE active employees that where collaborative and part of this research. Therefore, among the immediate results of this work have a diagnosis of the level of maturity at two different levels of UFPE: both the management as a whole, as the maturity level Process Management, the construction of a management process methodology business applied to the context of the Universidad Federal de Pernambuco, based on the strategic instruments of UFPE and in the formulation, development of the value chain and processes of this institution architecture. As potential outcomes, can be cited improving the implementation of management activities, gain productivity through better use of resources, integration and sharing of information on technology platforms, and the standardization of procedures through the systematic use of tools and templates here proposed.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO LUCIANA LAMKOWSKI MIGUEL.pdf2,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons