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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17463

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAES, Walter Fernando Araújo de-
dc.contributor.authorOMAKI, Eduardo Tadayoshi-
dc.date.accessioned2016-07-19T14:02:11Z-
dc.date.available2016-07-19T14:02:11Z-
dc.date.issued2016-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17463-
dc.description.abstractDentre as situações decisórias mais complexas nas quais um gestor pode incorrer, estão aquelas cujos resultados não dependem apenas de suas decisões, mas também das decisões de outros gestores, e vice-versa. Assim, o presente estudo objetivou analisar as principais situações de interação estratégica entre os produtores e os agentes da agroindústria de fruticultura irrigada de manga e uva da região submédia do Vale do Rio São Francisco na consecução de suas estratégias, expandindo assim as aplicações das duas perspectivas complementares predominantes nos estudos de estratégia em Administração: a escola do posicionamento e a visão da firma baseada em recursos, com contribuições da teoria dos jogos. Para tanto foi realizado um estudo de caso, descritivo, de natureza qualitativa, ex post facto, e transversal. A coleta de dados se deu por meio de 17 entrevistas ocorridas entre julho e setembro de 2015, nos municípios de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, que buscaram identificar e analisar as interações estratégicas mais relevantes dos jogadores. Os dados coletados permitiram propor uma nomenclatura para cada classe e identificar a dinâmica das interações entre produtores, concorrentes, fornecedores e clientes. Dentre os achados mais relevantes emergiu a compreensão de que as interações mais relevantes não eram pontuais, mas interdependentes, onde o desenvolvimento das interações impacta em outras interações, que por fim impactam na estratégia de negócio. Ainda, exploratoriamente foram identificados três fatores inter-relacionados que merecem atenção: as janelas de exportação, a meteorologia e a biologia. Por fim, desses achados propôs-se um modelo diagramático relacional das interações entre os agentes da indústria.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectInteração estratégicapt_BR
dc.subjectTeoria dos Jogospt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectBusiness Strategypt_BR
dc.subjectStrategic interactionpt_BR
dc.subjectGame theorypt_BR
dc.subjectAgribusinesspt_BR
dc.titleModelo de análise de decisões em situações de interações estratégicas na agroindústria de fruticultura irrigada de manga e uva da região submédia do vale do Rio São Franciscopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2836412977058839pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6093921820124337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxAmong the more complex decision-making situations in which a manager may incur, are those whose results depend not only on their decisions, but also on the decisions of other managers, and vice versa. So this study aimed to analyze the main situations of strategic interaction among producers and agents of in agribusiness of irrigated fruit cultures of mango and grape at the sub medium São Francisco River Valley in achieving their strategies, thus expanding the applications of two complementary perspectives prevalent in management strategy studies: the school positioning and the resource based view of the firm, with contributions of game theory. It was conducted a case study, descriptive, qualitative, ex post facto, and cross-sectional. The data collecting was carried out on 17 interviews which took place between July and September 2015 in the municipalities of Petrolina / PE and Juazeiro / BA, which sought to identify and analyze the most relevant strategic interactions of the players. The data collected allowed proposing a nomenclature for each class and identifying the dynamics of interactions between producers, competitors, suppliers and customers. Among the most important emerging findings was that the most relevant interactions were not individual, but interdependent, where the development of interactions impact on other interactions, which ultimately impact the business strategy. Still, three interrelated factors that need attention were identified: export windows, meteorology and biology. Finally from these finding was proposed a relational diagrammatic model of interactions between the industry players.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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