Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17409

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRONZSTEIN, Karla Regina Macena Patriota-
dc.contributor.authorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.date.accessioned2016-07-15T14:29:14Z-
dc.date.available2016-07-15T14:29:14Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17409-
dc.description.abstractPartindo dos pressupostos apresentados pelos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze de que a sociedade disciplinar está, gradualmente, transformando-se, numa sociedade de controle, esta pesquisa busca perceber se - e como - o campo da Publicidade também está fazendo esse mesmo percurso, ou seja, se a publicidade, eminentemente disciplinar, do século XX está, gradativamente, transformando-se numa publicidade de controle em ascensão no século XXI. Procura entender se, ontologicamente, toda publicidade não se configura como uma publicidade de controle, visto que tem como finalidade atuar sobre os corpos e as mentes dos consumidores e cidadãos como um dispositivo de moldagem e de modulação de condutas, posturas e reações para, muito além de comunicar e vender, controlar seus públicos-alvo, através de mensagens capazes de disciplinarem os sujeitos a partir da identidade ou identificação, pelo adestramento, ou ainda, apelo ao risco ou medo. Para a corporificação destas hipóteses, esta tese se ancora na identificação das manifestações de resistência e nos agenciamentos contemporâneos, discutindo amplamente a sobreposição em curso das sociedades disciplinar e de controle, concluindo pela emergência, do que chamamos aqui, de uma publicidade disciplinar de controle. Para tanto, utiliza o método da cartografia e a técnica da análise do discurso a fim de melhor perceber tais transformações e intervir, a partir das reflexões propostas, neste plano coletivo de forças.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.titleDa publicidade disciplinar à publicidade de controle: comunicação, vigilância e poderpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxBased upon the assumptions presented by the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze that the disciplinary society is gradually becoming in a society of control, this research seeks to understand whether and how the field of Advertising is also building the same path, or in the other hand, if Advertising, firstly disciplinary, at 20th Century is gradually becoming a rise in an Advertising of “Control”, in this 21st Century. The work here seeks to understand if, ontologically, all Advertising is not configured as an advertising of control, as it is intended to act on the bodies and minds of consumers and citizens as a wrapper and modulation of behavior, attitudes and reactions for, towards communicating and selling, managing its audiences through messages that are able to discipline persons from identity or identification, by training them, or even though appeal for the risk or fear. For the embodiment of these assumptions, this thesis is anchored at the identification of resistance manifestations and some contemporary assemblages, broadly discussing the current overlapping of disciplinary societies and control ones, concluding for the emergence of what we call here a disciplinary advertising of control. To do so, it uses the mapping method and discourse analysis technique to better understand these changes and intervene, from the reflections proposed in this collective level of forces.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Final Biblioteca Central UFPE.pdf32,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons