Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17372
Título: Infográficos interativos como material escolar: um estudo sobre a utilização de infográficos digitais interativos para compreensão de conteúdo escolar no ensino médio
Autor(es): SANTOS, Gabriele Maria Silva dos
Palavras-chave: infográfico interativo; material educacional; compreensão; design da informação; design de interação; Interactive infographic; educational material; Comprehension; informational design; interaction design
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Esta dissertação está inserida no contexto crescente do uso de artefatos digitais no ensino e aprendizagem em escolas públicas do Brasil. Este recorte tem como objeto de estudo os infográficos digitais interativos oferecidos nos materiais educacionais para o ensino médio. A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa está no pressuposto de que a participação ativa dos alunos, por meio da interação com o conteúdo escolar, poderia facilitar a compreensão. O objetivo principal deste trabalho é investigar o uso de infográficos interativos como ferramenta auxiliar de compreensão de conteúdos escolares e avaliar a experiência resultante da interação dos alunos com esse material. Para atingir este objetivo, foram elaborados um estudo bibliográfico, um estudo descritivo e estudo de campo. No estudo descritivo foi analisado e descrito o material digital de parte de uma coleção didática para ensino médio a fim de obter maior compreensão sobre o problema. No estudo de campo, foi realizado um experimento comparativo, no qual dois grupos de alunos estudavam e respondiam questões sobre um mesmo conteúdo de física, tendo o primeiro grupo acesso a infográficos com pouca interação, e o segundo, com acesso a um infográfico mais interativo. Os dados coletados indicam que o grupo com acesso aos infográficos com menos recursos de interação obtiveram melhores resultados de compreensão. No entanto, foi percebido que os alunos possuem grande interesse pelos materiais interativos, sendo assim uma oportunidade que pode ser melhor investigada em outros cenários de pesquisa. O estudo também permitiu identificar oportunidades de melhoria nesse tipo de material e que estão descritas como recomendações para a produção de infográficos digitais interativos para a educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17372
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIGITAL_DissertacaoCorrigida_Gabriele_Santos.pdf13,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons