Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17333

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.contributor.authorDUTRA, Danilo Lima-
dc.date.accessioned2016-07-12T12:39:12Z-
dc.date.available2016-07-12T12:39:12Z-
dc.date.issued2015-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17333-
dc.description.abstractEm Gestão de Processos de Negócio (do inglês, Business Process Management ou BPM), a fase de mapeamento do processo As Is compreende o trabalho de identificação e modelagem do processo que realmente é executado. O mapeamento é crucial para entender como os processos da organização estão sendo conduzidos e possibilitar uma análise das possíveis melhorias. Em organizações com pouca ou nenhuma maturidade em BPM, a documentação sobre processos é escassa e normalmente o conhecimento sobre eles está concentrado nos especialistas do negócio (pessoas que participam do processo executando, gerenciando ou monitorando atividades específicas dentro dele). Neste cenário, o analista de processos tem o desafio de extrair dos especialistas o máximo de informações sobre o processo. Como forma de garantir um mapeamento de processos centrado no humano, foi proposta a construção de um Framework para Mapeamento de Processos As Is, com uma metodologia que oriente desde a escolha da equipe de mapeamento até o mapeamento do processo As Is. Este Framework faz uso de conceitos do Design Thinking (DT), para trabalhar a análise e solução de problemas de forma colaborativa, de modo a definir técnicas, ferramentas e artefatos mais adequados para mapeamento junto à equipe. Para avaliar o Framework proposto, um estudo de caso é discutido. Nesse estudo o Framework foi aplicado em sua completude dentro de uma organização, onde foi realizado o mapeamento de seus processos com o objetivo de analisar como estavam sendo conduzidos e identificar oportunidades de melhoria. O estudo de caso mostrou resultados importantes que apontam os benefícios da utilização do Framework para o cenário proposto. Por fim, é importante ressaltar que essa dissertação contribui com a proposta de um Framework que seja flexível e, portanto, deve ser considerado como um "cardápio" de alternativas para apoiar o analista de processos na etapa de mapeamento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Processos de Negóciopt_BR
dc.subjectMapeamento de Processospt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectBusiness Process Managementpt_BR
dc.subjectProcess Mappingpt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.titleUm framework para mapeamento de processos As Is apoiado por design thinkingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4498201764718401pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxBusiness Process Management (BPM), the mapping phase of the As Is process includes the identification and modeling of the process that actually runs. Mapping is crucial to understand how the organization's processes are being conducted and enable an analysis of possible improvements. In organizations with few or none BPM maturity, documentation about processes is scarce and usually the knowledge of them is concentrated in the business experts (people who participate in the running process, managing or monitoring specific activities within it). In this scenario, the process analyst has the challenge of extracting from the experts as much information about the process as can get. In order to ensure a human centered process mapping, it was proposed the construction of a Framework for Process Mapping As Is, with a methodology that guides from the choice of the mapping team to the mapping process As Is. This Framework makes use of the Design Thinking concepts (DT), who works the analysis and troubleshooting collaboratively, to define best suited techniques, tools and artifacts with the team. To evaluate the proposed Framework, a case study is discussed. In this study the framework was entirely applied in an organization, which was carried out mapping of its processes in order to analyze how they were being conducted and identify opportunities for improvement. The case study showed significant results that link the benefits of using the Framework to the proposed scenario. Finally, it is important to note that this dissertation contributes to the proposal for a framework that is flexible and therefore should be considered a "menu" of alternatives to support the process analyst on the mapping phase.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Danilo Lima Dutra - CPF 00598295321.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons