Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17292
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VICIANO, Vicente Masip | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vanderlaine Isidorio da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-08T16:36:49Z | - |
dc.date.available | 2016-07-08T16:36:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17292 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo desta dissertação é trazer uma reflexão sobre a contribuição que a fonologia pode fornecer para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, guiando-se pela hipótese de que, independentemente do método de ensino que se adote, o conhecimento dos aspectos fonológicos da língua é indispensável para o ensino e aprendizagem da escrita. Dessa forma, depois de traçar um breve histórico da E.J.A, reflete-se sobre os aspectos linguísticos envolvidos no processo de aquisição da leitura/escrita e sobre os métodos de alfabetização, desde os tradicionais até as tendências modernas. Apresenta-se ainda uma breve descrição da fonologia portuguesa, que serve de referência para a exposição de alguns comentários acerca dos processos fonológicos que ocorrem no português brasileiro e que podem ser a causa de desvios ortográficos. Com base no exposto nos capítulos iniciais, é apresentada uma problematização do atual tratamento da fonologia na alfabetização de jovens e adultos, sob duas perspectivas. De um lado, é observada a abordagem da fonologia na formação de alfabetizadores, por meio da análise de um perfil curricular do curso de Pedagogia. Por outro, são examinados dois livros didáticos adotados por programas de E.J.A. no Estado de Pernambuco, EJA – Educação de Jovens e Adultos: Alfabetização e EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – Alfabetização. Neles, focaliza-se no tratamento dado aos aspectos concernentes à fonologia do português e aos casos em que dificuldades e desvios ortográficos são decorrentes da operação de regras fonológicas. Além disso, eles são comparados, sob essa perspectiva, com um livro didático adotado nos anos sessenta, a cartilha “Viver é Lutar”, do ano de 1963. Por meio das análises realizadas, foi constatada a ausência de disciplinas dedicadas à fonologia da língua portuguesa na formação de alfabetizadores. Quanto aos livros didáticos, verificou-se a insuficiência da abordagem de características fonológicas da língua, a qual pode ser apontada como fruto da evolução das tendências metodológicas, uma vez que no livro de 1963 aspectos segmentais e suprassegmentais são abordados. Com base no exposto ao longo do trabalho e justificando-se pela intrínseca relação existente entre fonologia e alfabetização, chega-se à conclusão de que é indispensável ao professor alfabetizador ter o domínio de conhecimentos fonológicos, pois, a exemplo da ocorrência de processos (sistemáticos ou inerentes ao dialeto dos alunos da E.J.A.), muitos fatores relacionados à organização sonora da língua têm reflexos no processo de aquisição de sua modalidade escrita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguística. | pt_BR |
dc.subject | Fonologia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – Ortografia e soletração | pt_BR |
dc.title | A fonologia e suas possíveis contribuições para a alfabetização na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | phonology can supply to the literacy of youths and adults, taking as a guide the hypothesis that, regardless of the adopted teaching method, the knowledge of phonological characteristics of the language is essential for the teaching and learning of writing. This way, after present a brief history of E.J.A, some considerations are done about the linguistic aspects involved in the acquisition of reading/writing and about the methods of literacy, since the traditional until the modern trends. A brief description of the phonology of Portuguese is still presented, what is used as reference for the explanation of the phonological processes that occur in Brazilian Portuguese and can be the cause of spelling mistakes. Based on the initial chapters, an inquiry on the current treatment of phonology in youth and adult literacy is exposed, from two perspectives. On the one hand, the approach of phonology in the training of literacy teachers is observed, through the analysis of a curricular profile of the Pedagogy course. On the other hand, two school books adopted by EJA campaigns in Pernambuco State are examined, EJA – Educação de Jovens e Adultos: Alfabetização and EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – Alfabetização. In them, the focus is on the treatment of aspects relating to phonology of Portuguese and on cases where difficulties and spelling mistakes result from the operation of phonological rules. In addition, they are compared, from this perspective, with a school book adopted in the sixties, the "Viver é lutar", of the year 1963. Through the done analysis, it was noticed the absence of disciplines devoted to the Portuguese phonology in the training of literacy teachers. As for the school books, the lack of the approach of phonological characteristics was verified, which can be indicated as a result of the evolution of methodological trends, since segmental and suprasegmental aspects are addressed in the book of the sixties. Based on the study and justified by the intrinsic relationship between phonology and literacy, one comes to the conclusion that it is essential to literacy teachers have the thorough knowledge of phonology, because the occurrence of processes (systematic or inherent in the dialect of the EJA students), for example, and many factors related to the sound organization of the language have effects on the acquisition of writing. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_VanderlaineIsidorio_BC.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons