Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17240
Título: O impacto dos fatores humanos nos métodos ágeis
Autor(es): MARQUES, Aline Chagas Rodrigues
Palavras-chave: Fatores Humanos; Métodos Ágeis; Revisão Sistemática da Literatura; Human Factors; Agile Methods; Systematic Literature Review
Data do documento: 5-Mar-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A publicação do Manifesto Ágil mostra um grande valor da interação humana no processo de desenvolvimento de software, conforme pode ser observado em algumas de suas premissas como: "Indivíduos e suas interações", "Colaboração com o cliente", mostrando que estes métodos se preocupam com os fatores humanos que envolvem os processos de desenvolvimento de software. Sendo assim, esta pesquisa visa investigar de que forma os fatores humanos influenciam no processo de desenvolvimento ágil de software, para aumentar as chances de sucesso desses projetos. Para isto, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura (RSL) e um survey para atingir esse objetivo. Foram encontrados 12 (doze) fatores humanos como: comunicação, aspectos culturais, liderança, motivação, bem-estar, autonomia, conhecimento, experiência, aprendizado, colaboração, confiança e envolvimento do cliente. Tais fatores impactam, positivamente e/ou negativamente, nas seguintes áreas: desenvolvimento de software, interação do time, sucesso de projetos ágeis e tomada de decisão. Por fim, tanto a RSL quanto o survey permitem confirmar que os fatores humanos mais relevantes dentro de métodos ágeis são Comunicação e Colaboração, o que se relacionam com características relacionadas a “indivíduos e interações entre os membros da equipe” descritas no Manifesto ágil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17240
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1-Dissertação-Aline Chagas Rodrigues Marques.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons