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Título : A Prática Pedagógica Docente na Perscpectiva da Humanização em Paulo Freire na EJA de Olinda
Autor : LEITÃO, Edineide Souza Sá
Palabras clave : Prática Pedagógica Docente; EJA; Paulo Freire; Educação humanizadora; Teaching Pedagogical Phbractice; Youth and Adult Education; Paulo Freire; Humanizing education
Fecha de publicación : 29-oct-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A proposta educativa construída por Paulo Freire busca desenvolver um processo de ensino e aprendizagem comprometido com a formação humana dos sujeitos numa visão integral, envolvendo as dimensões afetivas, sociais, políticas, epistemológicas e éticas. Para Souza (2007), essa formação pode ocorrer na prática docente articulada com os demais integrantes da prática pedagógica da instituição formadora. Assim, buscamos neste trabalho compreender os princípios da humanização em Paulo Freire vivenciados na prática pedagógica docente da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação de Olinda. Para entender a concepção de humanização, nos referenciamos em Freire (1979a, b, 2003, 2006a, b, 2009 ) e outros autores que coadunam com as mesmas ideias, como Souza (2007a, b) Saul (2013), Giroux (1997a, b), Santiago (2006a, b). Para o trato do conceito de prática pedagógica e prática docente recorremos a Souza (2009), Cunha (2005), Veiga (1989) e Zabala (1998). Na pesquisa privilegiamos a abordagem qualitativa e como procedimentos para produção e coleta de dados utilizamos a pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a observação. A organização e o tratamento dos dados tomaram por base a Análise de Conteúdo, Bardin (2008), enquanto que a delimitação do campo e dos sujeitos colaboradores partiu de um estudo das propostas curriculares dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Olinda, os quais mostraram aproximações com os pressupostos da educação humanizadora de Paulo Freire. A análise dos dados revelou que os princípios da educação humanizadora de Paulo Freire na EJA se materializaram através da prática dialógica permeada pela criticidade e amorosidade na relação professor(a)-conhecimento-estudante. Na dimensão da criticidade o ser humano foi compreendido como ser social e histórico, capaz de estabelecer relações com o outro e com o seu contexto, na busca permanente de ser mais. A prática educativa dialógica e amorosa se traduziu no incentivo à fala e à escuta como um processo que se constrói para desenvolver uma postura democrática, no respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem e para ajudar a promover o respeito às diferenças‟. Em síntese, os fundamentos da proposta curricular da Secretaria Municipal de Olinda, apoiados nas discussões de Paulo Freire, assim como o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Jovens e Adultos, tomam forma com a prática pedagógica docente na perspectiva da humanização desenvolvida pelas professoras no chão da escola, revelando a compreensão de Souza (2007) sobre a prática docente interligada à prática pedagógica institucional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17201
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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