Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17134
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA JÚNIOR, Carlos Newton de Souza | - |
dc.contributor.author | FORD, Kyrtilene de Aguiar Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T14:51:39Z | - |
dc.date.available | 2016-06-21T14:51:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17134 | - |
dc.description.abstract | O processo de criação em fotografia na contemporaneidade é transgressor, irrequieto e um ávido explorador. É plural, diversificado e conduzido por olhares, percepções e experiências múltiplas. Esta dissertação procura, através da análise de trabalhos de artistas e fotógrafos contemporâneos, refletir sobre o fazer criativo chamado de antifotografia. Nossa investigação debruça-se especificamente sobre dois ensaios do coletivo brasileiro Cia de Foto - extinto em 2013 após dez anos de atividade - Retiro (2011) e Pais Interior (2012). A Cia de Foto fez uso de métodos que ignoram fronteiras e redefinem conceitos. Utilizando como ponto focal os trabalhos do coletivo Cia de Foto. Esta investigação tece considerações para compreender este processo antifotográfico através de diálogos com estudiosos e teóricos da fotografia como Ronaldo Entler, André Rouillé, Vilém Flusser, Roland Barthes, François Laruelle, Rubens Fernandes Júnior, Susan Sontag e Joan Fontcuberta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPEs | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | antifotografia | pt_BR |
dc.subject | processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Cia de Foto | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | anti-photography | pt_BR |
dc.subject | creative process | pt_BR |
dc.subject | Cia de Foto | pt_BR |
dc.title | A antifotografia na Cia de Foto destruição, remixagem & redefinição de autoria como processos de criação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4107551937933072 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2124060043624031 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The creation process in the contemporary photography is infringing, restless and an avid explorer. It is plural, diverse and driven by multiple looks, perceptions and experiences. This work seeks, through the analysis of works of contemporary artists and photographers, to reflect upon a creative doing called anti-photography. Our research focuses specifically on two photo essays from the Brazilian called Cia de Foto (extincted in 2013 after ten years of activity): Retiro (2011) and País Interior (2012). Cia de Foto made use of methods that ignore borders and redefine concepts. Using as a focal point the work of the collective photographic collective Cia de Foto. This research presents considerations in order to understand this anti-photographic process through dialogues with scholars and theorists of photography such as Ronaldo Entler, André Rouillé, Flusser, Roland Barthes, François Laruelle, Rubens Fernandes Júnior, Susan Sontag, and Joan Fontcuberta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_MESTRADO_PPGAV_2015_K. Aguiar Silveira Ford.pdf | 8,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons