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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17083
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BONACCINI, Juan Adolfo | - |
dc.contributor.author | MARINHO, Arthur Leandro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T18:06:38Z | - |
dc.date.available | 2016-06-13T18:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17083 | - |
dc.description.abstract | Apontando o inicio do ciclo de comemorações dos 300 anos de falecimento de Leibniz, surge a nossa pesquisa como um lastro do grandioso sistema metafísico leibziano. Propomos-nos a interpretar um dos principais princípios deste sistema: trata-se do Princípio da identidade dos indiscerníveis (PII). Com este intuito, debruçamo-nos sobre os escritos de Leibniz de 1676 até 1716 (ano da sua morte). A nossa tese é que Leibniz considera o PII como um princípio verdadeiro. Contudo, o que seria o Princípio da identidade dos indiscerníveis? Este é o princípio metafísico-lógico que individualiza e distingue uma substância das demais. E, de fato, um indivíduo na natureza não poderia ser completamente semelhante a qualquer outro. Além disso, um dos resultados importantes desta pesquisa é a descoberta de trinta e seis passagens que, expostas ao longo da dissertação, apresentam Leibniz fazendo referência ao PII direta ou indiretamente. Substâncias indiscerníveis seriam apenas noções incompletas. Como resultado, quando existem noções incompletas das características de um objeto, então estes objetos podem ser considerados coisas perfeitamente semelhantes, ou idênticos. Todavia, esse tipo de substância seria algo impensável ao intelecto divino. Por conseguinte, o argumento do PII servirá como base de contestação para o espaço vazio e átomos indiscerníveis, uma vez que o filósofo não admite a homogeneidade da matéria. Além do que, o intelecto infinito jamais criaria substâncias idênticas, porque contestar-ser-ia um dos princípios fundamentais divinos, que é o Princípio da razão suficiente. O destaque é que este PII nunca foi formulado desta forma por nenhum outro filosofo. Além disso, Leibniz poderia formular outros tipos de argumentos que não fosse o PII contra seus adversários. O que observamos é que em muitos textos ele prefere usar o PII, podendo usar muitos outros argumentos. Por esta razão, o PII merece o destaque e atenção, dada a ênfase feita por Leibniz. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leibniz | pt_BR |
dc.subject | Princípio da identidade dos indiscerníveis | pt_BR |
dc.subject | Princípio da razão suficiente | pt_BR |
dc.subject | Átomo | pt_BR |
dc.subject | Espaço vazio | pt_BR |
dc.title | Sobre o princípio da identidade dos indiscerníveis na filosofia de Leibniz | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Pointing the beginning of the cycle of celebrations of 300 years of the death of Leibniz, arises our research as a ballast grand metaphysical system Leibnizian. We propose us to interpret one of the main principles of this system, it is the principle of identity of indiscernibles (PII). With this order, we are discussing in the writings of Leibniz of 1676 until 1716 (year of death). Our thesis is that Leibniz considers the PII as a true principle. However, what would be the principle of the identity of indiscernible? This is the metaphysical-logical principle which differentiates and distinguishes a substance from the others. And indeed, an individual in nature could not be completely similar to any other. Furthermore, one of the important findings of this research is the discovery of thirty-six passages, exposed along the dissertation Leibniz noted with reference to directly or indirectly PII. Indiscernible substances would only incomplete notions. As a result, when there are incomplete notions of the characteristics of an object, then these objects can be considered perfectly like, or identical. However, such substances would be impossible to divine intellect. Therefore, the PII of the argument will serve as the basis for contesting empty space and indiscernible atoms because the philosopher does not admit the homogeneity of matter. Besides, the infinite intellect never create identical substances assay office because one of God's fundamental principles is the Principle of sufficient reason. The highlight is that this PII was never formulated this way for no other philosopher. Moreover, Leibniz could make other arguments that were not the PII against their opponents. What we observe is that in many texts he prefers to use the PII and can use many other arguments. For this reason the PII deserves emphasis and attention given to the emphasis made by Leibniz. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Arthur Leandro da Silva Marinho.pdf | 689,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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