Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17065

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Márcia Carrera Campos-
dc.contributor.authorZIMMERMANN, Ivoneide Maria de Melo-
dc.date.accessioned2016-06-10T17:54:43Z-
dc.date.available2016-06-10T17:54:43Z-
dc.date.issued2015-02-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17065-
dc.description.abstractObjetivo: avaliar o comprometimento cognitivo e fatores associados em idosos institucionalizados. Método: estudo transversal, analítico, com base em dados secundários, do projeto “Perfil social e epidemiológico de pessoas idosas no contexto asilar”. A amostra foi constituída por 213 idosos. Foi realizada a análise descritiva da distribuição da população por meio de freqüências absoluta e relativa (variáveis categóricas). Ainda foi calculado o intervalo de confiança para a média dos escores em cada domínio avaliado. Foram realizados testes de hipóteses para verificar a associação entre a variável dependente e as variáveis independentes. Resultados: predominância do sexo feminino (69,5%); faixa etária de 70 a 79 anos (33,8%); estado conjugal solteiro (a) (53,5%); com 01 a 02 filhos (26,3%); frequentaram a escola (74,6%); situação previdenciária, aposentados (75,8%); renda pessoal de até um salário mínimo (73,2%); tempo de institucionalização de menos de um ano (29,6%); morbidade, com até um tipo (76,5%); fazendo uso de 3 a 4 medicamentos (28,6%); a funcionalidade era independente (73,7%) e em relação ao comprometimento cognitivo (67,1%). Conclusões: nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, do município do Recife, foi encontrado uma alta ocorrência de comprometimento cognitivo, havendo associação estatisticamente significativa entre as variáveis, o sexo, número de filhos, ter frequentado a escola, grau de escolaridade, tempo de permanência na ILPI e capacidade funcional. Ressaltamos, a importância da escolaridade, ou seja, quanto menor a escolaridade maior o comprometimento cognitivo, principalmente no sexo feminino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectInstituição de Longa Permanência para Idosospt_BR
dc.titleComprometimento cognitivo e fatores associados em idosos institucionalizados no município de Recife-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gerontologiapt_BR
dc.description.abstractxObjectives: evaluate cognitive impairment and associated factors in institucionalized elders. Method: transversal studying, analytical, based in secondary data of project “Social profile and epidemiologist of elders living in retirement homes.” The sample studied 213 elders and performed descriptive analyzes of population distribution by absolute and relatives (categorical variable). It was measured the confidence recess to the scoring average in each domain evaluated and it was performed hypothesis tests in order to verify the association between dependents variable and independents variable. Results: dominance of female genre (69,5%); age group from 70 to 79 years old (33,8%); conjugal state single (a) (53,5%); with 01 to 02 son (26,3%); went to school (74,6%); welfare state, retired workers (75,8%); personal income up to one minimum wage (73,2%); institutionalization less than one year (29,6%); morbidity, up to one type (76,5%); user of 3 and 4 medicines (28,6%); when functionality was independent (73,7%) and in relation to cognitive impairment (67,1%). Conclusions: in the long-stay institutions for elderly at county of Recife were found a high occurrence of cognitive impairment going on statically significant association between variables, genre, number of sons, being frequent on school, education level, permanence time in ILPI and functional ability. Highlighting the value of education it is possible to conclude that as lower the education level greater is the cognitive impairment, mainly with female genre.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gerontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO para CD.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons