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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17011

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPITTA, Danielle Perin Rocha-
dc.contributor.authorARAUJO, Márcia Virgínia Bezerra de-
dc.date.accessioned2016-05-25T18:52:36Z-
dc.date.available2016-05-25T18:52:36Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17011-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar os caminhos do imaginário na arte, em especial as relações entre o rito, o mito e a etnicidade na dança da Companhia BTCA, numa perspectiva estético-antropológica de compreensão da sociabilidade do grupo em questão. Para tanto, foi preciso observar as formas de convivência dos integrantes, as atividades cotidianas e extracotidianas, a preparação corporal e o estar em cena, bem como os fatores que dizem respeito aos seus anseios e conflitos culturais, corporais, espirituais. A etnicidade, no caso, fator fundamental na construção da ritualidade, foi analisada sob o ponto de vista dos significados para o grupo social, dos elementos étnicos gestuaissagrados e profanos das manifestações étnicas (especialmente afro-baianas), identificados nos produtos de criação e representação coreográficos. As formas de ritualidade existentes foram tratadas tanto em relação à atuação em cena- compreendida como um rito de passagem e, portanto, uma necessidade de construção de uma corporeidade coletiva-, quanto em relação ao conteúdo coreográfico (temas e gestos)- apresentado através de uma alquimia entre o local/étnico e o universal. A análise dos dados, feita a partir do conteúdo discursivo das danças- aulas, ensaios e espetáculos - observadas ao vivo e através de imagens de vídeo-, complementadas pelas entrevistas com os integrantes, permitiu ainda desenvolver uma discussão das dimensões míticas, nas quais o sagrado se manifesta. O confronto entre, de um lado, as categorias utilizadas nos discursos e nas imagens da dança dos sujeitos pesquisados e, de outro, as noções teóricas da antropologia do imaginário, da antropologia do corpo e da antropologia estética, revelou a existência de constantes antropológicas na socialidade do grupo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectTemplopt_BR
dc.subjectDimensões étnicas, rituais e míticaspt_BR
dc.subjectCompanhia de dançapt_BR
dc.title"Meu corpo é um templi, minha oração é a dança": Dimensões étnicas, rituais e míticas na companhia de dança 'Balé Teatro Castro Alves'pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

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