Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16905

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedrado, Benedito-
dc.contributor.authorXimenes, Fernanda Isabelly Souza-
dc.date.accessioned2016-05-09T13:32:41Z-
dc.date.available2016-05-09T13:32:41Z-
dc.date.issued2015-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16905-
dc.description.abstractObjetivos: Este trabalho visa acompanhar jogos, tensões e produções políticas, no fluxo da experiência com o bloco de carnaval “Ou vai ou racha” e o coletivo de cinema “Surto & Deslumbramento”. Metodologia: Foram realizadas observações e entrevistas no campo-tema da pesquisa. Partimos de uma perspectiva etnográfica e inspirações cartográficas para a sua realização, em interface com leituras feministas de gênero. Estes marcos teórico-metodológicos contribuíram para a produção de um saber localizado e parcial sobre pessoas, estética e politicamente organizadas, que não estão inseridas na lógica convencional do ativismo social, revelando uma forma singular de dar visibilidade à defesa dos direitos sexuais e se posicionar favorável a livre vivência da sexualidade. Conceitos centrais: Partiremos de uma noção de política “ampliada” segundo a perspectiva de Rancière (1996 a; 1996 b; 2005 a; 2005 b) para analisarmos as potências estéticas da arte no campo da sexualidade. Além disso, compartilhamos da crítica aos modelos identitários rígidos e heteronormativos. Resultados: A aproximação com os coletivos nos apresenta uma ambiguidade de lugares e identidades na política. Especialmente no que diz respeito às construções identitárias, apesar de prescindir o uso das identidades sexuais e de gênero para a construção dos deslocamentos críticos nas intervenções dos coletivos, as vivências pessoais dessas posições identitárias parecem resistir a uma normativa óbvia. Aspectos como unidade de pensamento e (des)conexões com o movimento feminista surgem como pontos de tensão para o “Ou vai ou racha”. Por outro lado, o “Surto & Deslumbramento” questiona a própria lógica interna dos movimentos sociais organizados a partir da invenção de ficções políticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.title“Ou vai ou Racha” e “Surto & deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1467941896443596pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3188365001747186pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxObjectives: This study aims to follow political games, tensions and productions, in the flow of experience with the carnival group "Ou vai Ou racha" and the collective film "Surto & Deslumbramento". Methodology: observations and interviews in the field-research theme were performed. We start from an ethnographic perspective and cartographic inspirations for its implementation, interface with feminist readings of gender. These theoretical and methodological frameworks have contributed to the production of partial and located knowledge, about people who is politically organized, which are not incorporated in the conventional logic of social activism, revealing a unique way to give visibility to sexual rights and position favorable free experience of sexuality. Central concepts: will start from a concept of political from the perspective of Rancière (1996, 1996 b; 2005; 2005 b) to analyze the aesthetic power of art in the field of sexuality. We also share the criticism of rigid and heteronormative identity models. Results: The approach to the collective presents an ambiguity of places and identities in politics. Especially with regard to the identity constructions, although do without the use of sexual and gender identities to build the critical shifts in collective interventions, the personal experiences of those identity positions seem to resist an obvious rules. Aspects such as unity of thought and (dis) connections with the women's movement emerge as stress points for "Ou vai ou racha”. On the other hand, the "Surto & Deslumbramento" questions the very internal logic of social movements organized from the invention of fictions policies.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final. Final..pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons