Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16709
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Marcus André Barreto Campelo de | - |
dc.contributor.author | GOMES NETO, José Mário Wanderley | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T13:37:12Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T13:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16709 | - |
dc.description.abstract | Por que o Judiciário decidiria a favor do Executivo e contra as suas próprias decisões? Essa questão é explorada teórica e empiricamente com referência ao pedido de suspensão - um mecanismo pelo qual o Poder Executivo nos diversos níveis federativos pode pedir ao Presidente de um Tribunal para suspender os efeitos concretos de uma decisão proferida por órgão judicial de hierarquia inferior. Para responder a questão de pesquisa um conjunto de hipóteses formuladas à luz dos principais modelos teóricos existentes na literatura sobre os processos decisórios das decisões judiciais– legalista, atitudinal e estratégico – são testadas a partir de em uma base dados contendo uma amostra de 319 decisões sobre o pedido de suspensão no STF no período 1993-2012. Os achados dos modelos econométricos estimados (Logit) na tese são consistentes com a interpretação dos modelos estratégico e atitudinal: os juízes atuam como atores que buscam maximizar sua preferências em um contexto de separação de poder e seu padrão decisório é também marcado pela ideologia dos governos responsáveis por sua nomeação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência Política | pt_BR |
dc.subject | Instituições | pt_BR |
dc.subject | Poder Judiciário | pt_BR |
dc.subject | Processo Decisório Judicial | pt_BR |
dc.subject | Modelo Explicativos | pt_BR |
dc.subject | Legalista | pt_BR |
dc.subject | Atitudinal | pt_BR |
dc.subject | Estratégico | pt_BR |
dc.subject | Political Science | pt_BR |
dc.subject | Institutions | pt_BR |
dc.subject | Judiciary | pt_BR |
dc.subject | Judicial Decision-Making | pt_BR |
dc.subject | Explanatory Model | pt_BR |
dc.subject | Legalistic | pt_BR |
dc.subject | Attitudinal | pt_BR |
dc.subject | Strategic | pt_BR |
dc.title | Pretores estratégicos : por que o Judiciário decide a favor do Executivo e contra suas próprias decisões? : análise empírica dos pedidos de suspensão apresentados ao STF (1993-2012) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de | - |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia Politica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Why the Judiciary’s bodies would decide in favor of the Executive and against their own decisions? This issue is explored theoretically and empirically with reference to the writ of suspension - a mechanism by which the Executive branch may request the Chief Justice of a Court to suspend the concrete effects of a judgment given by another court of lower hierarchy. To answer the research question a set of assumptions were made based in the main existing theoretical models in the literature on decision-making processes of judicial decisions – legalistic, attitudinal and/or strategic – and were tested from in a database containing a sample of 319 decisions on writ of suspension filled in the Brazilian Supreme Court (Supremo Tribunal Federal) in 1993-2012 period. The findings of the estimated econometric models (Logit) in this thesis are consistent with the interpretation of strategic and attitudinal models: the judges act as actors seeking to maximize their own preferences in the context of separation of power and its decision-making pattern is also marked by the ideology of governments responsible for their appointment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência Política |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thesis - doutorado - JOSÉ MÁRIO WANDERLEY GOMES NETO - PPGCP.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons