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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16510

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorBURGO, Rosiane Maria Souza-
dc.date.accessioned2016-04-12T18:17:08Z-
dc.date.available2016-04-12T18:17:08Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16510-
dc.description.abstractPesquisa de natureza aplicada e caracterizada como um estudo de caso. Analisa indicadores de uma organização de educação profissional e tecnológica, na perspectiva de identificar informações demandadas pela gestão subjacentes nos indicadores e identifica demandas às quais o emprego de indicadores é útil e eficaz. No aspecto metodológico, utiliza, para o levantamento dos dados, documentos e entrevistas semiestruturadas com colaboradores da organização analisada. Agrupa o conjunto de indicadores da organização, conforme recomenda Trzesniak (2014). Quanto à forma de determinação, há predominância de indicadores diretos, denotando uma grande quantidade de uso de indicadores sem participação de outros indicadores ou medidas. Em relação à parte do processo a que dizem respeito, a pesquisa constata que a organização está muito concentrada em monitorar o processo e, em menor grau, nos resultados que o mesmo deveria fornecer. O potencial de emprego gerencial aponta o uso de maior parte de indicadores causais, os quais apenas informam as causas que afetam o andamento do processo ou seus resultados. Quanto à amplitude, os indicadores se distribuem de forma acentuadamente desigual, o que pode tanto ser decorrente de equívoco ou omissão na construção do conjunto de indicadores, quanto expressão deliberada de estilo de gestão. Conclui que, mesmo assim, os indicadores expressam informações acerca dos processos de ensino, dos clientes, revelam os esforços da organização com a inovação, apontam a situação dos projetos em andamento, evidenciam a satisfação dos colaboradores e demais partes interessadas e, portanto, exercem um importante papel de apoio à gestão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores - Classificaçãopt_BR
dc.subjectOrganização - Administraçãopt_BR
dc.subjectIndicadores - Desempenhopt_BR
dc.titleIndicador como a representação simbólica de uma informação: análise dos indicadores adotados por uma organização de educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThis applied research analyses indicators from an organization of technological and professional education, with the objective of identifying the information required by the managers which is found in the indicators. It also aims at pointing out the requirements to which the indicators are effective and useful. The data was collected from documents and semi-structured interviews. The set of indicators from the organization was categorized according to Trzesniak (2014). Regarding the determination form, there are mostly direct indicators, denoting great usage of indicators without the participation of other indicators or measurements. In relation to the part of the process those indicators are related to, the research shows that the organization focuses mainly on monitoring the process, and, to a lesser extent, on the results that process should provide. The managerial employment potential reveals, essentially, the usage of causal indicators, which only inform the causes that affect the progress of the process or its results. As to the amplitude, the indicators are distributed in a sharply uneven manner, which may be due to mistake or omission on the construction of the set of indicators, or due to the management style of the organization direction. The research concludes that the indicators express information about the teaching processes and customers, reveal the organization's efforts to innovate, indicate the status of projects in progress and show the satisfaction of employees and other stakeholders. Therefore, they play an important role in supporting the organizational management.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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