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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16490
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | NEVES, André Menezes Marques das | |
| dc.contributor.author | VARGAS, Veronica Carolina Lima | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-12T13:09:12Z | |
| dc.date.available | 2016-04-12T13:09:12Z | |
| dc.date.issued | 2015-07-24 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16490 | |
| dc.description.abstract | Pesquisas recentes com empresas desenvolvedoras de jogos no Brasil mostram a dificuldade que elas enfrentam no que se refere à captação de recursos para financiar seus empreendimentos. Isso mostra a deficiência dos gestores em matéria de modelos de negócios. No aspecto acadêmico, os estudos da área de jogos, em sua maioria, também estão relacionados apenas ao artefato em si, carecendo de estudos sobre a forma como eles são inseridos no mercado de forma rentável e sustentável economicamente. Tratando aqui os jogos como um produto com foco no segmento dos casuais sociais mobile voltados para o mercado de entretenimento, entende-se que o desafio dos Game Designers vai além da configuração. A partir da ferramenta de concepção de jogos "Game Design Canvas" e com auxílio de Metodologias de Design, a apresentação de um novo Canvas é o objeto de estudo deste trabalho, com o intuito de auxiliar a concepção não apenas de jogos, mas a definição de sua cadeia de valor. Para tanto, são explorados os conceitos de: modelos de negócios, Metodologias de Design, jogos e um retrospecto sobre a evolução das estratégias de comercialização de jogos. Finalmente, para demonstrar a aplicação da extensão do Design Thinking Canvas, um exemplo prático do jogo Bubble Witch Saga 2 é apresentado. Como resultado deste trabalho, foi desenvolvida uma ferramenta com aplicação prática para construção de modelos de negócios de jogos. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPEs | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Jogos Casuais | pt_BR |
| dc.subject | Canvas | pt_BR |
| dc.subject | Modelos de Negócios | pt_BR |
| dc.subject | Design Thinking | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia de Design | pt_BR |
| dc.subject | Casual games | pt_BR |
| dc.subject | Canvas | pt_BR |
| dc.subject | Business Models | pt_BR |
| dc.subject | Design Thinking | pt_BR |
| dc.subject | Design Methodologies | pt_BR |
| dc.title | Uma extensão do Design Thinking Canvas com foco em Modelos de Negócios para a Indústria de Games | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8134665195563932 | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
| dc.description.abstractx | Recent researches with companies developers of games in Brazil show the difficulty they face in relation to fund-raising to finance their ventures. This shows the deficiency of managers on business models. In the academic field, studies of the games area, mostly, are also related only to the artifact itself, lacking studies about how they are inserted into the market of an economically profitable and sustainable way. Considering here the games as a product with focus on the segment of social casual mobile facing the entertainment market, it is understood that the challenge of Game Designers goes beyond setting. From the design tool of games "Game Design Canvas" and with the help of Design Methodologies, the presentation of a new Canvas is the object of study of this work, in order to help the conception not only of games, but the definition of its value chain. For this, the concepts explored are: business models, Methodologies of Design, games and a retrospect about the evolution of marketing strategies of games. Finally to demonstrate the application of the extension of the Design Thinking Canvas, a practical example of Bubble Witch Saga 2 game is shown. As result of this work, a tool with practical application for building of game business models was developed. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Veronica Vargas.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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