Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16394

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPontes, Cleide Maria-
dc.contributor.authorMoreira, Luciana Alves-
dc.date.accessioned2016-04-07T15:06:09Z-
dc.date.available2016-04-07T15:06:09Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16394-
dc.description.abstractO aleitamento materno traz benefícios para a criança, a mulher, a família, a sociedade e o meio ambiente. Assim, são necessárias políticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Dentre elas, destaca-se a mobilização social, como a da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) que, focada na sobrevivência, proteção e no desenvolvimento da criança por meio do aleitamento materno, faz parte de uma história mundial. Para isso, a mulher/nutriz precisa das pessoas de sua rede social que apoiem e incentivem o aleitamento materno. O objetivo deste estudo foi, então, desvendar os apoios da rede social da mulher/nutriz nas peças publicitárias da SMAM. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, que utiliza as peças publicitárias da SMAM, conduzido pela abordagem qualitativa, ancorada na teoria de Sanícola e nos tipos de apoio: emocional, presencial, instrumental, informativo e autoapoio. A análise dos cartazes foi guiada pelos preceitos de Roland Barthes, e a metodologia seguiu os caminhos de Gemma Penn. Os resultados encontrados em alguns cartazes revelaram que amamentação é considerada como responsabilidade apenas da mulher e que acontece naturalmente, sem dificuldades. Os atores da rede social da mulher/nutriz que apoiaram a amamentação foram o pai, a avó e irmão, considerados rede social primária. Eles demonstraram apoio emocional e presencial, pelo olhar e sorriso em direção à mãe ou à criança. O profissional de saúde, integrante da rede social secundária, não revelou tipo de apoio algum. Assim, seu olhar é frontal, mantendo-se distante do casal. As peças publicitárias da SMAM pouco desvendaram os apoios da rede social da mulher/nutriz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAleitamento Maternopt_BR
dc.subjectRede Socialpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectSocial Networkpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.titlePeças Publicitárias da Semana Mundial da Amamamentação e Rede Social da Mulher/Nutrizpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0407573241235429pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6187315012848657pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxBreastfeeding brings benefits to the child, the mother, the family, the society and the environment. Therefore, politics of promotion, protection and support to breastfeeding are necessary. Among them must be highlighted the social mobilization, such as the World Week of Breastfeeding (SMAM), which, focused on the survival, protection, and in the development of the child through breastfeeding, is part of a world history. In order to make it effective, the woman/nursing mother needs people in her social network that support and promote breastfeeding. The aim of this study was, then, unveil the support of the woman/nursing mother social network in SMAM advertising. That is a descriptive, exploratory study which uses SMAM advertising, conducted by qualitative approach, anchored in the theory of Sanicola and in types of support such as: emotional, face-to-face, instrumental, informative and self-help. The analysis of posters was guided by the ideas of Roland Barthes and the methodology of Gemma Penn. The findings in some posters reveal that breastfeeding is considered as responsibility not only of the mother and that it happens naturally, without difficulties. Actors in the social network of the woman/nursing mother supporting breastfeeding were the father, the grandmother and the brother, considered as primary social network. They showed emotional and face-to-face support by their look and smile towards the mother or the child. The health professional, part of the secondary social network, did not any support. Therefore, their look is frontal, distant from the couple. SMAM advertising showed not much of the support of the woman/nursing mother social network.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao LUCIANA entrega biblioteca c ficha pdf.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons