Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16364

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Josimar Jorge Ventura-
dc.contributor.authorBRAGA JUNIOR, Amaro Xavier-
dc.date.accessioned2016-04-06T19:26:30Z-
dc.date.available2016-04-06T19:26:30Z-
dc.date.issued2015-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16364-
dc.description.abstractA pesquisa analisou o desenvolvimento da actância das histórias em quadrinhos por vias das publicações de HQs de super-herois da editora Marvel Comics, buscando relacionar a reprodução do “social” e a estereotipia como mecanismo performático na figuração agencial. Trata as HQs como objetos artístico-midiáticos de entreternimento e foi desenvolvida seguindo as perspectivas de uma sociologia pós-humanista, baseada na teoria do Ator-Rede levando em consideração algumas particularidades contidas nos trabalhos de Law (2006), na “dança agêncial” de Pickering (1995) e na sociologia das associações de Latour (1993a; 2005), principalmente. Estas escolhas conduziram o trabalho para algumas posições metodológicas resgatando nos estudos sobre a fotografia e o desenho nas ciências sociais algumas posições e práticas comuns. Uma das hipóteses é que este panorama das representações visuais de imagens étnico-raciais e de gênero nestes materiais pode ajudar a entender o processo “social” relacionado ao surgimento e\ou desenvolvimentos da reprodução do “social” e o papel dos estereótipos como um sistema de resistência material; além de que, o deslocamento espacial e temporal destas publicações resignificam o processo de reprodução dos estereótipos em novas actâncias. Resultando que estas apropriações sobre o contexto social são acomodações da tensão entre as críticas sociais (manifestadas na ocasião de sua produção) e as vontades dos produtores que desejam sua circulação. Em conformidade com Latour (2001; 2005) não objetivou demonstrar uma realidade ou uma verdade em relação às imagens desenhadas e ao contexto social, mas de vivificar a natureza performática das HQs e suas implicações. É na relação com os indivíduos que os objetos ganham a propriedade de se tornarem instrumentos de explicação. Nesta perspectiva, os mundos dos objetos e dos sujeitos não foram vistos como mundos separados e assimétricos, com perspectivas que tendem a avaliá-los a partir de determinismos de um (sujeito) sobre o outro (objeto). Na perspectiva pós-humanista, deste trabalho, esta relação se processou em termos de associação simétrica, sem prevalências de um sobre o outro, mas de uma dinâmica constante e irregular entre humanos e não-humanos, tal como disposta por Latour em seus estudos sobre a ciência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologia dos Objetospt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectPós-humanismopt_BR
dc.titlePor uma sociologia da imagem desenhada: reprodução, estereótipo e actância nos quadrinhos de super-heróis da Marvel Comicspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe research analyzed the development of actant in comics books by way of publications superheroes of Marvel Comics publisher, trying to relate the reproduction of “social” and stereotyping as performative mechanism in agential figuration. Treats comics as an art-media objects of viewing entertainment and has been developed following the prospects for a post-humanist sociology, based on Actor-Network theory taking into account some particularities contained in the works of Law (2006), in "agential dance" of Pickering (1995) and the sociology of associations in Latour (1993a; 2005), mainly. These choices led the work to some methodological positions rescuing studies on photography and drawing in the social sciences some common positions and practices. One hypothesis is that this panorama of visual representations of ethnic-racial images and gender in these materials can help to understand the "social" process related to the appearance and\or developments to reproduction of the "social" and the role of stereotypes as a system of material resistance; Apart from that, the spatial and temporal displacement of these publications reframe the stereotypes reproduction process in new actants. Resulting that, these appropriations about the “social” context are on the social accommodation of tension between social criticism (voiced at the time of its production) and the wills of producers who want their movement. In accordance with Latour (2001, 2005) not aimed to show a reality or truth in relation to the drawn pictures and the social context, but to emphasize the performative nature of comics and its implications. It is in this relation with the people that the objects gain the fuction to become explanation instruments. In this perspective the worlds of objects and subjects were not seen as separate and asymmetric worlds, with perspectives that trend to evaluate them from determinism of a (subject) on the other (object). In the post-humanist perspective of this study, this relationship was done in terms of symmetric association without prevalence of one to another, but a constant and irregular dynamics between humans and non-humans, as prepared by Latour in his studies on the science.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
[TESE]_Amaro_Xavier _Braga_Jr.pdf14,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons