Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16237

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGarcia, Vinicius Cardoso-
dc.contributor.authorCosta, Jean Louis Brasil Fernandes da-
dc.date.accessioned2016-03-31T15:18:53Z-
dc.date.available2016-03-31T15:18:53Z-
dc.date.issued2014-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16237-
dc.description.abstractMesmo com os investimentos públicos no desenvolvimento de programas para a distribuição de recursos educacionais, em geral livros didáticos e demais materiais educativos impressos, nas redes públicas de ensino no Brasil, existem marcantes fragilidades no que diz respeito à logística de compra e distribuição desses recursos educacionais. Como alternativa aos obstáculos encontrados no processo de distribuição desses recursos impressos, existe a possibilidade do uso de conteúdos educacionais digitais nas instituições de ensino. Contudo, o uso amplo de conteúdos educacionais digitais na rede pública de ensino ainda apresenta dificuldades devido a obstáculos encontrados, tais como: a carência de cobertura Wi-Fi apropriada no ambiente escolar, à baixa velocidade das conexões Internet disponíveis nas escolas e a ausência de uma plataforma adequada à distribuição, compartilhamento e consumo de conteúdos educacionais digitais. Motivado por esse contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor uma solução aos obstáculos encontrados na distribuição e acesso a conteúdos educacionais digitais, também conhecidos como recursos educacionais abertos, na rede pública de ensino devido à carência de banda larga. A proposta também visa o completo aproveitamento do acervo educacional fornecido pelo MEC e, além disso, possibilitar os meios para que professores, pedagogos e alunos possam compartilhar entre si seus próprios conteúdos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConteúdos educacionais digitaispt_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectDistribuição de recursos educacionaispt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectArmazenamento de dados na nuvempt_BR
dc.titleUma proposta de solução para distribuição de conteúdos educacionais digitaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2717442684133785pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6613487636748832pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxEven with public investments in developing programs for the distribution of educational resources in general textbooks and other printed educational materials in the public education networks in Brazil, there are marked weaknesses with regard to the logistics of purchase and distribution of educational resources. As an alternative to obstacles encountered in the distribution process of these printed resources, there is the possibility of using digital educational content in educational institutions. However, the widespread use of digital educational content in the public school system still presents difficulties due to obstacles encountered, such as the lack of appropriate Wi-Fi in the school environment, the low speed of Internet connections available in schools and the lack of a suitable platform for distribution, sharing and consumption of digital educational content. Motivated by this context, this paper aims to propose a solution to the obstacles encountered in the distribution and access to digital educational content, also known as open educational resources in public schools due to lack of broadband. The proposal also aims to take full advantage of the educational collection provided by MEC and also enable the means for teachers, educators and students can share with each other their own content.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons